Projeto urbanístico da nova Bento Rodrigues é aprovado pelos moradores

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
09/02/2018 às 18:16.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:14
 (José Cruz/Agência Brasil)

(José Cruz/Agência Brasil)

O projeto urbanístico conceitual do reassentamento dos moradores Bento Rodrigues - distrito de Mariana arrasado pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015 - foi aprovado pela comunidade na noite desta quinta-feira (8). De um total de 180 votos válidos, 179 concordaram com a proposta e apenas um foi contrário.

De acordo com a Fundação Renova, o projeto aprovado seguiu as diretrizes apontadas pela comunidade de Bento durante um processo de escuta que envolveu Comissão de Atingidos e a assessoria técnica Cáritas.

O desenho do projeto urbanístico, a definição do seu tamanho e limites, além da distribuição das ruas e quadras foram definidos a partir de duas outras propostas apresentadas e amplamente discutidas em 23 oficinas, realizadas em novembro de 2017 com 164 famílias.

O novo distrito deverá preservar, ao máximo, as características originais e os aspectos patrimoniais, urbanísticos e culturais de Bento Rodrigues, sobretudo a relação de vizinhança. O reassentamento está previsto para ocupar uma área de aproximadamente 98 hectares. O terreno da Lavoura foi escolhido pela comunidade em maio de 2016. O projeto urbanístico foi aprovado em janeiro de 2017, mas foi necessária a realização de ajustes, considerados nas duas propostas apresentadas à comunidade durante as oficinas.

Com projeto urbanístico aprovado, a Fundação Renova deve agora realizar os projetos de engenharia e estudos ambientais para protocolar o pedido de licenças ambiental e urbanística.

 Arte/Divulgação

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por