O verão ainda está longe de começar, mas as altas temperaturas que se instalaram em Belo Horizonte desde o término do inverno já fizeram crescer o movimento nas academias. Com a aproximação do fim de ano e das férias que trazem viagens para o litoral, por exemplo, a corrida para colocar o corpo em forma fez aumentar em até 40%, neste mês, a procura pelas atividades físicas. 
 
“A principal motivação de quem procura a academia, hoje, é mesmo o verão. Todos chegam falando que querem ficar com a barriga sarada para exibí-la na praia”, afirma o coordenador da unidade Belvedere da Academia Malhação, Henrique Castro. Por lá, mesmo sendo esperado um crescimento de 20% em setembro, foram registrados 40% a mais de novos alunos. 
 
Na academia Omnia, no bairro Santa Efigênia, um maior movimento já é percebido, principalmente, à noite. “É normal ficar mais cheio a partir de setembro. O pessoal começa a procurar uma atividade por causa da aproximação do verão e das festas de fim de ano”, contou um dos coordenadores da academia Reginaldo Tenório D’ Albuquerque Júnior.
 
A indicação da gerente da Cia Athletica, Luzana Rodrigues, para quem procura resultados rápidos é a combinação de exercícios aeróbicos (corrida, spinning, dança), aliada à musculação para ganho de massa magra. 
 
TEMPO CURTO
 
Se você é um daqueles que querem alcançar a boa forma em pouco tempo, precisa ficar atento à saúde e à possibilidade de se decepcionar. 
 
Segundo o conselheiro do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (Cref), Fernando Sander, os ‘atletas’ de fim de ano – que procuram uma atividade física para tornear o corpo rapidamente – podem se desapontar ao perceberem resultados insatisfatórios. 
 
“Quem procura uma academia agora, precisa saber que talvez o resultado que procura seja alcançado apenas no verão de 2016. É importante que a atividade física seja inserida na rotina da pessoa, durante todo ano e não apenas para em uma determinada época”. Fernando também aponta que os afobados na conquista do corpo sarado podem sofrer lesões, principalmente nos joelhos e na coluna por causa do exagero nos exercícios. 
 
Ponto de Partida
 
A temporada de calor que só deve terminar depois do mês de março pode ser o início para hábitos de vida mais saudáveis, de acordo com a personal trainer e proprietária do Espaço Total Fitness, Paula Parreiras Guimarães. “O importante é sair da inércia. Se o verão te incentiva a começar uma atividade física, o importante é não parar depois”, destaca. 
 
Segundo ela, se o objetivo é alcançar resultados rápidos, é importante associar a atividade a uma alimentação balanceada. “O professor precisa explicar os resultados possíveis e orientar que somente a atividade não irá fazer milagres. É importante procurar uma nutricionista, também”. 
 
A estudante Júlia Palhares, de 25 anos, aproveitou a temporada para retomar as atividades na academia Malhação. “Eu fiquei quatro meses parada e voltei por causa do verão. Vou viajar e preciso perder algumas gordurinhas”, disse. Como sempre, ela pretende manter a rotina de musculação, ainda por um tempo. No entanto, muitas vezes, a correria nos estudos dificulta a manutenção dos exercícios físicos.
 
A coordenadora de marketing Carolina Lima, de 33 anos, conseguiu, há seis anos, inserir a musculação na rotina diária. Para não perder o pique em meio à agitação do trabalho, ela pratica a atividade diariamente nos horários de almoço, na unidade Savassi da academia Body Tech. “Tenho uma ficha curta para dar tempo de fazer os exercícios. Como já pratico há muito tempo, consigo trabalhar todos os grupos musculares”. A soma de dedicação e disciplina é a fórmula utilizada por Carolina para atingir e manter os resultados.