Prova da UFU vaza e vestibular é cancelado

Janaína Oliveira - Do Hoje em Dia
24/06/2012 às 20:46.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:04
 (VALTER DE PAULA_JORNAL CORREIO DE UBERLÂNDIA)

(VALTER DE PAULA_JORNAL CORREIO DE UBERLÂNDIA)

A descoberta de fraude levou ao cancelamento do vestibular para o segundo semestre de 2012 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O domingo seria o segundo dia de provas da última fase do processo seletivo. A causa foi o vazamento das questões. Por meio de um funcionário da instituição, os exercícios foram parar nas mãos de uma aluna de cursinho. Agora, todos os inscritos para disputar as 1.534 vagas terão que realizar os testes novamente.

A notícia provocou a reação dos candidatos, que interditaram as ruas de acesso à UFU e fizeram manifestação em frente à reitoria. “Estamos cancelando, porque se um aluno tem acesso, prejudica todo o resto”, informou o reitor da UFU, Alfredo Júlio Neto, durante coletiva na Polícia Federal.

O esquema foi descoberto após denúncias do Colégio Nacional, que fica na cidade. Professores desconfiaram de uma aluna faltosa, mas que constantemente aparecia sozinha para tirar dúvidas com os plantonistas. Eles perceberam que as questões que ela levava eram idênticas às da prova.

A “coincidência” foi levada ao Ministério Público Estadual, que passou o caso à PF. “É um prejuízo imenso para os candidatos e familiares, especialmente emocional”, disse o diretor do Colégio Nacional, Thomé de Freitas.

De acordo com o reitor Alfredo Júlio Neto, a direção da UFU soube da investigação às 22h de sábado. Os responsáveis pelo vestibular se juntaram à equipe da PF e foram à casa da candidata, munidos de mandados de prisão, busca e apreensão.

A mulher confessou a fraude. O nome da estudante, que sonhava passar para Medicina, não foi divulgado. Neto também manteve em segredo a identidade do funcionário que vendeu as provas. Disse, apenas, que é antigo na casa e que será exonerado.

Os mais de 17 mil participantes do primeiro processo estão automaticamente inscritos para a nova seleção. A realização da primeira e da segunda fases deve acontecer em setembro. Alfredo Júlio Neto afirmou que serão observados os calendários de outros vestibulares para impedir a coincidência de datas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por