Realidade virtual para diminuir reprovações no exame de direção

Renato Fonseca e Ana Paula Lima - Do Hoje em Dia
12/12/2012 às 07:00.
Atualizado em 21/11/2021 às 19:24
 (Rodrigo Nunes/MinCidades/divulgação)

(Rodrigo Nunes/MinCidades/divulgação)

Banco, volante, marcha, pedais e monitor. Um programa de computador, semelhante a um videogame, é a mais nova aposta do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para diminuir os altos índices de reprovação no exame de direção para tirar a carteira de motorista.

Chamado de simulador de direção veicular, o equipamento visa utilizar tecnologias de realidade virtual para qualificar a formação dos novos condutores. As autoescolas terão até 30 de junho de 2013 para se adequarem à norma. Atualmente, quase sete em cada dez candidatos levam “bomba” nas provas feitas em Belo Horizonte e região metropolitana. É o pior índice já registrado no Estado.

A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Cristina Hoffmann, avalia que o motorista enfrentará as aulas práticas com mais segurança após o treinamento no simulador. “O candidato passará por situações que irão permitir o domínio do veículo. E, assim, ele será melhor preparado”, avalia Cristina Hoffmann.

Para o consultor em trânsito José Aparecido Ribeiro, qualquer meio para aprimorar a formação do futuro motorista é bem-vindo. “Muitas pessoas encontram dificuldade para dirigir ou não têm aptidão ao volante. O simulador pode ajudar a desenvolver essa habilidade”. Ele defende, porém, que a carga horária junto ao equipamento seja ampliada.

O presidente do Sindicato dos Proprietários dos Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais, Rodrigo Silva, diz ser precipitado afirmar que o simulador implicará em mais aprovações. “Só depois de dois ou três anos do uso do equipamento teremos condições de avaliar se há essa relação”, diz.

No último dia 28, Silva esteve com representantes do Denatran, em Brasília, para debater a resolução. Segundo ele, é possível que os sindicatos peçam a prorrogação do prazo.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por