Recém-nascido é abandonado em centro cultural no Norte de Minas

Gabriela Sales - Hoje em Dia
19/07/2013 às 08:53.
Atualizado em 20/11/2021 às 20:11

A Polícia Civil investiga o paradeiro da mãe de um recém-nascido que foi abandonado na madrugada desta sexta-feira (19) na cidade de Janaúba, no Norte Minas. O bebê, de aproximadamente três dias, foi deixado ao lado do muro do Espaço Cultural da cidade, na avenida Brasil, região central do município.

Agasalhado e com uma manta que o protegia do frio, o menino estava encostado no canto do muro do prédio às margens de uma linha férrea desativada. “Eu tinha começado a fazer a ronda, quando comecei a ouvir um barulho de choro que parecia de um gato. Quando cheguei perto do embrulho de pano foi que percebi que se tratava de um bebê”, contou o vigilante Markbiano Paulo da Silva, de 28 anos.

A polícia ainda não tem informações de quem é a mãe da criança. Este é o primeiro caso de abandono de recém-nascido em Janaúba. “O conselho tutelar nunca havia registrado um caso como este. Estamos mobilizados para tentar identificar a mãe do menor e o que teria motivado o crime”, disse a conselheira tutelar Maria Luiza Gomes.

De acordo com a Polícia Militar, na cidade não há registro de nascimento de nenhuma criança nos últimos dias. “A suspeita é que a mãe do menino possa ter tido a criança em casa ou mesmo em algum outro hospital da região. O caso agora ficará a cargo da Polícia Civil”, explicou o tenente da Polícia Militar, tenente Giovane.

Conforme dados da polícia, o local ermo pode ter facilitado a prática do crime. “A região é muito escura, com mato alto e de difícil acesso. Acredito que quem fez isso tenha estudado o local antes de abandonar a criança”, explicou o tenente da Polícia Militar, tenente Giovane.

Enquanto isso, o menino de 3,5 kg e bochechas rosadas está internado em observação na Fundação Assistência Social de Janaúba (Fundajan). Conforme informações da maternidade, o estado de saúde da criança é estável. “O bebê chegou com bastante fome e com um quadro leve de hipotermia, mas está tudo bem”, disse o pediatra Hebert Amaral.

Ainda de acordo com o pediatra, o menino conquistou as enfermeiras da maternidade. “Toda a equipe está encantada com o bebê. Ganhou roupas, brinquedos e está tendo muito carinho”, completou.

A suspeita de que o menino não tenha nascido em nenhuma unidade de saúde do município foi confirmada pelo médico através de um exame clínico. “O curativo no cordão umbilical do bebê mostra que ele nasceu em algum outro hospital da região que não foi em Janaúba”, ressaltou o pediatra.

A Vara da Infância e Juventude de Janaúba autorizou o acolhimento do menino por famílias interessadas em adoção. “Estamos entrando em contato com algumas pessoas que demonstram interesse e que são cadastradas para possíveis doações”, disse Maria Luiza Gomes.

Enquanto isso, o bebê segue na unidade de saúde em observação. A Polícia Civil informou que está colhendo informações na cidade e do vigilante que encontrou o menino, mas até o fechamento desta edição, a responsável pela criança não havia sido identificada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por