Receita Federal em Minas realiza operação para investigar fraudes em previdência privada

Hoje em Dia
22/04/2013 às 15:54.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:02

A Receita Federal iniciou nesta semana uma operação para verificar as declarações de Imposto de Renda com deduções de programas de previdência privada. Inicialmente, 140 declarações transmitidas pelo mesmo endereço eletrônico serão analisadas.

Durante a investigação inicial, foram identificadas outras 40 que foram apresentadas a outros estados. Estima-se que as declarações feitas de forma indevida tenham deduzido R$ 1 milhão. Os contribuintes que tiverem a fraude comprovada estarão sujeitos ao ajuste do imposto (juros e multa que podem chegar a 150% do valor do imposto sonegado), além de processo por crime contra a ordem tributária.

Em anos anteriores foram realizadas operaçõpes semelhantes, com foco a deduções de despesas na área da saúde, como planos, médicos, hospitais e outros. Na tentativa de diminuir as frauides, a receita vem intensificando a fiscalização. Desde 2010, os dados de pessoas físicas e jurídicas são cruzados. O mesmo passará a ser feito nos casos de previdência privada.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por