Refeitório popular na Câmara de BH será reaberto em 2017

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
17/01/2017 às 20:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:27

O refeitório popular João Bosco Murta Lages, na sede da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), será reaberto ainda este ano. Isso é o que prometeu o prefeito Alexandre Kalil aos parlamentares da CMBH nesta terça-feira (17). Fechado em junho de 2016, por detemrinação da gestão passada, o local já chegou a servir cerca de 1200 refeições diárias. Para voltar a atender o público, o restaurante passará por reformas entre os meses de janeiro e fevereiro com melhorias em suas instalações sanitárias, rede hidráulica, sistema de ventilação e área de manejo das bandejas na cozinha.

Reforma

Na tarde desta terça-feira (17), uma comitiva formada pelos titulares das secretarias municipais de Obras e Infraestrutura e de Políticas Sociais, Josué Valadão e Maíra Colares, juntamente com representantes da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, Vigilância Sanitária e engenheiros da Sudecap, realizou uma vistoria no local. Acompanhado pelos vereadores Orlei (PtdoB) e Léo Burguês de Castro (PSL), o levantamento apontou as limitações do espaço e permitirá a elaboração do cronograma de obras e previsão de gastos.

Segundo a CMBH, as intervenções previstas incluem adaptações estruturais e melhorias no acabamento das instalações do refeitório, com vistas a atender às normas técnicas e às recomendações da Vigilância Sanitária, garantindo o pleno atendimento das normas referentes à manipulação de alimentos e condições de trabalho mais dignas aos funcionários.

Nessa perspectiva, a cozinha ganhará mais espaço para higienização das bandejas e maior abertura de janelas para ventilação adequada, e os funcionários contarão com dois vestiários anexos para armazenar seus pertences e trocar de roupa. A unidade vai passar ainda por dedetização, revisão dos sistemas elétrico e hidráulico e revitalização completa, com renovação de lavatórios, bandejas e utensílios. Para os usuários, será instalado um lavabo na entrada do refeitório e um caixa exclusivo para pessoas em situação de rua e beneficiários do programa Bolsa Família, como forma de dar agilidade ao atendimento.

Ao final da vistoria, os participantes agendaram uma nova reunião, já nesta quarta-feira (18), a fim de acertar detalhes das intervenções. O secretário de Obras e Infraestrutura explicou que o levantamento técnico realizado hoje possibilitará uma definição mais precisa dos custos e prazos. “Com a determinação do prefeito e o empenho da Sudecap, nossa expectativa é a melhor possível; acredito que o restaurante popular estará reaberto até o final do mês de fevereiro, atendendo com qualidade os trabalhadores e as muitas pessoas de fora de BH que circulam pela região hospitalar”, comemorou Orlei.

Orçamento

A obra será realizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), mas ainda não tem uma estimativa de custo. Orlei explica que a maior parte das intervenções tem caráter de manutenção e poderá ser feita com materiais já armazenados pela Sudecap, o que deverá agilizar sua conclusão.

Funcionamento

Mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada à Secretaria Municipal de Políticas Sociais, o refeitório deve ser reaberto com a mesma capacidade anterior, para cerca de 120 pessoas sentadas ao mesmo tempo e a oferta de aproximadamente 1,2 mil refeições diárias.

A expectativa é de que o espaço volte a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h, para o café da manhã, e, das 11h às 14h, para o almoço. Os valores seguirão a tabela dos demais restaurantes, sendo o café oferecido a R$0,75 e o almoço a R$3. As refeições são gratuitas para pessoas em situação de rua cadastradas pela Prefeitura, mediante apresentação de documento de identidade e comprovante do cadastramento. Beneficiários do programa Bolsa Família têm direito a 50% de desconto no serviço.

As refeições são preparadas nos restaurantes populares da Rodoviária e do Barreiro e transportadas até a Câmara Municipal. A qualidade dos alimentos é garantida pelo acompanhamento de nutricionistas, pelo cumprimento de normas nacionais de vigilância sanitária e por transporte e conservação a temperaturas adequadas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por