De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20 milhões de pessoas sofrem com problemas ligados à má digestão, como azia e queimação. Sabe-se que a indigestão muitas vezes é causada pela alimentação inadequada e pelo consumo elevado de gorduras, álcool e medicamentos, ou é desencadeada por estresse. 

Em datas comemorativas, como o Carnaval, a ingestão em excesso de alguns alimentos e bebidas agride a mucosa do estômago e predispõe à azia. Entre os velhos conhecidos dos foliões estão pastéis, espetinhos, porções fritas e salgadinhos, bebidas gaseificadas e alcoólicas, todos frequentemente vendidos nos bloquinhos. 

Para não deixar que a folia de Carnaval termine mais cedo, confira 5 dicas para evitar a má digestão:

1) Fuja de refeições fritas e gordurosas
Na hora de escolher, prefira lanches frescos, naturais e saudáveis, sempre prestando atenção no armazenamento destes alimentos e preferencialmente sem molhos ou maionese.

2) Coma sem pressa
Mastigar bem os alimentos facilita o trabalho do nosso organismo na hora da digestão, já que as enzimas e sucos digestivos se misturam melhor, promovendo uma maior absorção dos nutrientes.

3) Tome bastante líquido fora das refeições
A indicação é de pelo menos dois litros de água por dia. Caso esteja de "ressaca", pode tomar ainda mais água e isotônicos.

4) Fracione sua alimentação durante o dia
Dê prioridade para as frutas, sucos e petiscos saudáveis. Mas também não vá para a folia de barriga vazia.

5) A máxima também vale para o carnaval: beba com moderação! 
 O álcool pode prejudicar a saúde gastrointestinal, afetando diretamente as mucosas do esôfago e do estômago, prejudicando a absorção de nutrientes. Sendo assim, evite os excessos e intercale com água mineral ou de coco.

Fonte: Dr. Tomazo Franzini, diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED)

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