É comum haver dificuldade em deixar o ar nas casas melhor durante o inverno, até porque o clima seco ajuda a deixa-lo menos puro, colaborando inclusive para a queda da umidade relativa do ar. Por isso é imprescindível cuidado para evitar doenças respiratórias.
Veja sete dicas para melhorar o ar durante o inverno:

1 -Ajude o ar a circular na sua casa
Abra as janelas sempre que possível. Essa é a forma mais fácil e simples de renovar o ar, trocando o velho pelo novo.

2 -Cultive plantas em casa
Foi comprovado que plantas ajudam a filtrar alguns poluentes do ar. As azaleias, por exemplo, aguentam temperaturas mais frias; as ervas, como hortelã e tomilho, por sua vez, podem, além de perfumar o ambiente, ajudar na limpeza do ar.

3 - Faça limpezas regulares
Limpezas com a ajuda de aspiradores de pó ajudam a diminuir a incidência dos poluentes transportados pelo ar, como o mofo, pólen, ácaros etc. Produtos de limpeza não-tóxicos também ajudam a diminuir os poluentes.

4 - Faça vistorias frequentes nos cômodos
Se em sua casa há problemas de ventilação ou ela é muito úmida, é importante verificar a incidência de mofos pelos cômodos da casa.

5 - Verifique os filtros de ar condicionado
Os aparelhos de ar condicionado são grandes acumuladores de poeira e substâncias alergênicas quando não limpos correta e periodicamente. Alguns desses aparelhos têm a saída de ventilação de fácil limpeza, mas caso o aparelho esteja em um local de difícil acesso, o indicado é contratar uma empresa especializada na limpeza desses aparelhos para fazer o processo.

6 - Evite espirrar aerossóis e produtos químicos de limpeza
O uso de sprays aerossóis pode colocar no ar certa quantidade de produtos químicos prejudicial à saúde quando inalados. Evite o uso dessas substância, principalmente os produtos de limpeza sintéticos, que têm fragâncias, mas que emitem grande quantidade de produtos químicos no ar.

7 - Use purificadores e umidificadores de ar
Alguns modelos de purificadores e umidificadores de ar podem ajudar a melhorar a qualidade do ar, atuando inclusive na remoção de particulas nocivas, além de fungos e bactérias. Os aparelhos ainda são importantes para pessoas que sofrem de doenças crônicas, como asma e alergias.

Fonte: Electrolux