Centros de saúde de BH terão patrulha da Guarda Municipal

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
21/02/2018 às 14:31.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:29

As unidades de saúde de Belo Horizonte terão, nos próximos meses, equipes da Guarda Municipal que atuarão exclusivamente com a segurança desses ambientes. Os repetidos episódios de violência nos centros de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital levaram a prefeitura a anunciar o projeto, que recebe o nome de Patrulha SUS.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, o município irá comprar 11 viaturas e 22 motocicletas para o programa. Além disso, os funcionários da rede de saúde pública da capital passarão por treinamento para atender melhor a população a partir da próxima terça-feira (27). A medida também visa reduzir a violência nos postos.  

"Percebemos que as situações de violência ocorriam ou porque a pessoa chegava e não era bem acolhida, ou demorava a ser atendida pelo médico ou ia à farmácia e não conseguia pegar os remédios", afirma. O projeto "Bem-Vindo!" será implementado inicialmente na regional Norte e será estendido às demais unidades de toda a capital.

Os principais aspectos abordados no treinamento de acolhida serão o atendimento do público LGBT, com atenção para o uso do nome social de pessoas transexuais, a instrução dos guardas municipais para atender melhor a população. A prevenção de conflitos e a escuta ativa do paciente durante o atendimento também serão assuntos discutidos nas aulas. 

Todos os 15 mil servidores das unidades de saúde da capital farão os cursos, ministrado por funcionários da PBH nas próprias unidades. A proposta da prefeitura é capacitar todos os funcionários das nove regiões até o fim do ano. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por