Guia para Campanha de Vacinação 2016: entenda quando tomar cada dose

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
21/09/2016 às 14:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:55
 (Gil Leonardi/Imprensa MG)

(Gil Leonardi/Imprensa MG)

Na última segunda-feira (19) o Sistema Único de Saúde (SUS) deu início à Campanha Nacional de Vacinação 2016. O programa disponibiliza gratuitamente 19,2 milhões de doses nos 36 mil postos fixos de todo o Brasil. Pela primeira vez na história, todas as vacinas estarão disponíveis para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas. A "multivacinação" vai até o dia 30 de setembro e tem por objetivo estipular que os pais levem os filhos para colocar a carteira de vacinação em dia.

Ao todo, serão administradas 14 vacinas: Hepatite A, VIP,( Poliomelite) Meningocócica C, Rotavírus, HPV, Pneumo 10, Febre amarela, Varicela, Pentavalente,Tetraviral, Dupla adulto, DTP, Tríplice viral e VOP (poliomielite). 

A campanha surge como uma grande oportunidade para que os pais mantenham seus filhos imunizados contra diversos vírus e doenças, mas muitas dúvidas podem aparecer na hora da vacinação. Por exemplo, você sabe quais vacinas o seu filho deve tomar? E sabe em que idade ele deve tomar cada uma delas? Pensando nessas perguntas, o Consulta do Bem preparou um calendário para você não perder nenhuma vacina. Esse guia já inclui todas as mudanças recentes realizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), órgão da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que aprimorou a rotina de vacinação para 2016.

Como são muitas vacinas que precisam ser aplicadas na infância, fizemos uma legenda explicativa para ajudar você a entender um pouco mais cada uma delas e como proteger os pequenos da melhor forma:

BCG: caso não seja aplicada na maternidade, aplicar na primeira visita ao serviço de saúde.
Hepatite B: deve ser administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida, ainda na maternidade. A dose isolada da Hepatite B é desnecessária após um mês de idade, sendo suficientes as três doses de Pentavalente, que são DTP (difteria, tétano e coqueluche) + Haemophilus b (inclui diversas doenças, como pneumonia e meningite) + Hepatite B.
Reforço Pneumo 10 e Meningo C: devem ser aplicados até 4 anos, 11 meses, 29 dias.
Tetraviral (Sarampo / caximba / Rubéola / Varicela): deve ser aplicada somente se a criança já recebeu uma dose de tríplice viral.
VOP (Vacina Oral Poliomelite): só deve ser aplicada após três doses de VIP (Vacina Inativada Poliomielite).
Crianças entre 9 meses e 5 anos sem dose de Febre Amarela: aplicar uma dose e programar reforço para 4 anos ou intervalo mínimo de 30 dias. Esse reforço pode ser feito em qualquer idade acima de 4 anos.
HPV: 2ª dose até 15 anos, em intervalo de 6 meses.

Muita gente não sabe, mas as futuras mães também precisam se prevenir. As principais vacinas para elas são:

Vacina Influenza: uma dose em toda gestação a qualquer idade gestacional.
Vacina dTpa (Coqueluche, Tétano e Difteria): uma dose em toda gestação, a partir de 28 semanas.
Vacina Hepatite B: a qualquer idade gestacional. Se ainda não tiver as 3 doses no passado, basta apenas completar.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por