Salto na carreira - Mercado de trabalho pede profissionais qualificados

Sara Lira - Especial para o Hoje em Dia
26/01/2014 às 15:29.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:35
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Foi-se o tempo em que apenas o curso superior era suficiente no que se refere a estudos. Atualmente, o mercado de trabalho pede profissionais cada vez mais bem informados e preparados. Por isso, muitos prosseguem com os estudos por meio de pós-graduação. Ela pode ser dividida em duas modalidades: Lato Sensu, que são os cursos de especialização, e Stricto Sensu, que consistem nos de mestrado e doutorado. A primeira tem como foco o aperfeiçoamento profissional e a segunda pretende promover atividades de pesquisa.

Segundo a coordenadora de carreira do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Fernanda Schroder, as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados, com mais conhecimento e que entregam resultados de forma rápida. “Ele (profissional) tem que se reciclar porque as empresas estão em constante mutação. Se o mercado muda, ele tem que buscar esse conhecimento, pois a partir do momento que ele procura a pós-graduação, está buscando um autodesenvolvimento e isso é importante para a empresa”, afirma. Na opinião da especialista, a pós-graduação agrega conhecimento na área de atuação do profissional.

Novos cursos

As novidades na área são muitas. A cada ano as universidades e instituições de ensino lançam novos cursos nas mais diversas áreas. Segundo o coordenador acadêmico de pós-graduação da Una, Luciano Andrade Ribeiro, o mercado demanda novas necessidades, por isso, é preciso lançar novos cursos. “Hoje estamos com 101 cursos de pós-graduação, distribuídos nas áreas de gestão, engenharia, políticas públicas, gestão social, educação, comunicação, entre outras, em leque que abrange todas as áreas de conhecimento. E a cada semestre novidades vão surgindo”, diz.

Para o primeiro semestre de 2014 a universidade aposta em dois lançamentos. A pós em Jornalismo Gastronômico, que pretende trabalhar com a crítica e avaliação da produção gastronômica, além de outros cursos em engenharia, como por exemplo a pós-graduação em Engenharia Biomédica, com a proposta de formar profissionais para atuar com a engenharia no ambiente da saúde. O curso desse nível de ensino de Gestão Ambiental e Sustentabilidade em Construções também é outra novidade.

Para Luciano Ribeiro, a pós-graduação se tornou indispensável. “O aluno não pode parar a formação depois do nível superior porque os analistas de Recursos Humanos enxergam a pós como requisito para profissional mais qualificado”, afirma Ribeiro.

Conhecimento é aplicado nas rotinas dos estudantes

Depois de pesquisar por algum tempo, a bacharel em administração Adriana Paula do Prado, 34 anos, definiu a pós em Gestão de Projetos. Ela trabalha na área e pretende adquirir mais informação para crescer na empresa. “Trabalho próximo da gerência de gestão de projetos, então tenho contato com o analista de projetos e aos poucos fui conversando com ele sobre a área, participando de workshops e aquilo começou a chamar minha atenção. Pelo que tenho acompanhado, essa área está em crescimento no mundo como um todo”, conta.

O curso começa neste semestre e tem a duração de um ano. Essa será a primeira pós que Adriana fará e as expectativas são grandes. “Quero aprender bastante e aplicar os conhecimentos que eu ganhar no meu dia a dia. Espero que o curso seja bem prático porque é na pratica que a gente aprende. Além disso, pretendo fazer muitos contatos profissionais”, diz.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por