Samu reforçado na Grande BH; Betim e Contagem recebem ambulâncias

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
23/06/2017 às 18:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:13

A rede de urgência e emergência da Região Metropolitana de Belo Horizonte está reforçada. Betim e Contagem receberam, ontem, 13 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega foi feita pelo governador Fernando Pimentel, em cerimônia no Palácio da Liberdade, na capital.

Segundo o secretário Sávio Souza Cruz, a expectativa é a de implantar o Samu Metropolitano na gestão do governador Fernando Pimentel

As Unidades de Suporte Básico (USB) serão destinadas à renovação da frota e reserva técnica, fortalecendo a rede de Urgência e Emergência de Minas e garantindo mais segurança e qualidade no atendimento médico à população. O investimento com a compra dos veículos foi de R$ 1,57 milhão.

Juntos, os Samus dos dois municípios realizam, em média, dois mil atendimentos por mês. A gestão desses serviços é feita pelas prefeituras que, quando necessário, acionam a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para demandas específicas.

Metropolitano

Secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz destacou a melhora na capacidade de atendimento. “Recentemente, tivemos uma entrega também de volume expressivo para Belo Horizonte, e isso reforça esse núcleo da região metropolitana no qual esperamos implantar o Samu Metropolitano, na gestão Fernando Pimentel”, afirmou.

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, afirmou que os seis novos veículos permitirão renovar a frota atual. “Temos cinco Samus já com idade avançada e apresentando problemas mecânicos. Agora, poderemos substituir todos eles. Isso vai fortalecer nossa capacidade de atendimento”, ressaltou.

Já o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, que recebeu sete veículos, acredita que a população terá mais conforto para ser atendida. “Essas novas ambulâncias chegaram em muito boa hora, elas vão garantir mais segurança, mais conforto e deixa todos nós mais felizes”.

Regionalização

As centrais de regulação de Betim e Contagem fazem parte do projeto de regionalização do Samu 192, Região Ampliada de Saúde Centro, cuja implantação se encontra em fase de discussão. A entrega das ambulâncias integra diversas estratégias que têm sido adotadas para viabilizar o efetivo acesso da população a serviços com qualidade e segurança.

Betim tem uma Central de Regulação de Urgências, equipada com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e três USBs que realizam cerca de 590 atendimentos por mês. Já Contagem tem uma Central de Regulação de Urgências que trabalha com duas USAs e sete USBs que fazem, em média, 1.280 atendimentos mensais.

Os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Turismo, Ricardo Faria, os deputados estaduais Marília Campos, Ivair Nogueira e Geraldo Pimenta e lideranças políticas dos dois municípios participaram do evento.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por