Minas Gerais registrou 3729 casos notificados de sífilis adquirida, 1357 casos de sífilis em gestantes e 710 casos de sífilis congênita, segundo dados registrados no primeiro semestre pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). 

Por isso, a SES-MG decidiu reforçar a importância do tratamento imediato da Sífilis para o controle e enfrentamento da doença nas Unidades de Saúde, sobretudo na aplicação da Penicilina G benzeatina, desde que não haja contraindicações ao paciente, como alergias, por exemplo.

Utilizada para o tratamento da sífilis no Sistema Único de Saúde (SUS), a Penicilina possui algumas recomendações quanto ao uso. Em função disso, desde o dia 14 de junho, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou uma nota técnica que orienta os profissionais de saúde sobre a aplicação da injeção desse medicamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde que esses sigam os protocolos do Ministério da Saúde.

“Espera-se que a partir da nota técnica os profissionais de saúde de enfermagem possam atuar de forma efetiva no controle da Sífilis no âmbito da atenção primária”, analisa a diretora de Políticas de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Mayla Magalhães de Sousa.

Testes rápidos

Visando a ampliação do acesso ao diagnóstico, o paciente poderá ser encaminhado para a realização do teste rápido, exame baseado na presença de lesões típicas na pele e mucosas disseminadas, além da coleta do chamado líquido cefalorraquidiano. São testes de pesquisas de anticorpos específicos da sífilis. A pessoa infectada adquire o anticorpo, mas não a imunidade.

Os testes rápidos são realizados através da punção venosa e/ou coleta em polpa digital. “Esses testes são de fácil execução e sua leitura simples possibilita a investigação da sífilis em locais sem infraestrutura laboratorial e podem gerar resultados em até 30 minutos”, analisa Maria de Fátima Nonato.

A lista de todos os Centros de testagem e Aconselhamento/Serviço de Atenção Especializada que realizam o exame pode ser consultada neste link.

casos sifilis mg