Secretaria de Saúde confirma morte de homem em Brumadinho por febre amarela

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
05/01/2018 às 12:36.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:36

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (05) que a morte de um homem de 51 anos, morador da zona rural de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi em decorrência por complicações da febre amarela.

Em nota, a pasta esclarece que foi notificada no dia 2 de janeiro deste ano de dois casos suspeitos da doença no estágio agudo em pacientes moradores da zona rural do município, sendo um homem de 51 anos, que evoluiu para óbito, e outro de 37 anos, que segue internado em uma unidade de saúde do Espírito Santo.

"O paciente de 51 anos, que iniciou sintomas em 25 de dezembro de 2017 e foi a óbito no dia 31 de dezembro de 2017, apresentou resultado reagente para febre amarela pela metodologia PCR, realizada pela Fundação Ezequiel Dias/IOM", dizia a nota. O outro paciente, que tinha suspeita inicial de dengue, foi transferido e está internado na cidade de Serra, no Espírito Santo, ainda sendo acompanhado pela SES de Minas. Neste caso é aguardada a confirmação do resultado do exame realizada pela Fundação Ezequiel Dias.

A SES explicou que as ações de prevenção e controle contra da febre amarela estão sendo desencadeadas nos municípios afetados e limítrofes em parceria com a Prefeitura de Brumadinho.  Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se intensificação da vacinação rotina, conforme o Calendário Básico de Vacinação; intensificação da vigilância de epizootias de primatas não humanos (morte de macacos); investigação entomológica (de insetos) e vigilância laboratorial das síndromes febris icterohemorrágicas (SFIHA).

A cobertura vacinal acumulada (2007 a 2017) de febre amarela em Brumadinho está em torno de 84,12%, com estimativa de 5.570 pessoas não vacinadas. Estão sendo realizadas ações de imunização prioritariamente nos domicílios e peridomicílios dos casos suspeitos. A ação está sendo estendida por todo o município, com intensificação vacinal casa a casa na zona rural e verificação do Cartão de Vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumadinho realiza, nesta sexta-feira (5), uma reunião para definir as ações de combate e prevenção na cidade.

Balanço

Desde o início do 2º período de monitoramento da febre amarela (julho/2017 a junho/2018), foi confirmado um caso humano da doença, que é esse de Brumadinho. 

Foram registradas mortes de macacos em 97 cidades, com confirmação de circulação do vírus em 21 municípios. Outros 26 seguem com mortes de macaco em investigação. E mais 50 registraram morte de primatas, mas não foram recolhidas amostras para exames.

No 1º período de monitoramento ( de dezembro de 2016 a junho de 2017), foram confirmados 435 casos em humanos no Estado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por