Secretaria garante normalização do estoque de vacina contra a meningite C até o fim do mês

Daniele Franco
dfmoura@hojeemdia.com.br
14/08/2018 às 16:54.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:55
 (Gil Leonardi/Imprensa MG)

(Gil Leonardi/Imprensa MG)

Depois de ter recebido apenas 39% das doses necessárias de vacina Meningocócica C, contra a meningite C, entre janeiro e julho, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais garantiu que a situação dos postos de saúde das cidades mineiras deve ser regularizada na segunda quinzena de agosto.

De acordo com a assessoria do órgão, pouco mais de 90 mil doses da vacina foram recebidas na última semana e outro carregamento está previsto para entrar nas unidades de saúde. O estoque recebido corresponde a 80% da demanda mensal do Estado, que é de, aproximadamente, 116 mil doses. O antígeno está em fase de distribuição e ainda não há uma previsão exata de quando os pais poderão ir aos postos vacinar seus filhos.

O processo de fornecimento das vacinas começa na Fundação Ezequiel Dias (Funed), que repassa ao Ministério da Saúde para que as doses sejam entregues aos estados. O executivo estadual, por sua vez, é responsável por abastecer os municípios.

Situação na capital

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) informou que, na capital, os estoques dos 151 centros de saúde devem ser completamente abastecidos até o fim da semana. De acordo com a assessoria da SMSA, para a demanda de agosto, foram recebidas duas remessas da vacina contra a meningite C: 5300 doses no fim de julho e outras 10500 no início deste mês. As vacinas foram distribuídas entre as regionais, que têm a missão de abastecer os centros de saúde.

Pais de Belo Horizonte que estejam com a vacina atrasada já poderão procurar qualquer posto de saúde a partir da próxima segunda-feira (20).

Novo carregamento

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, afirmou, em nota, ter recebido o maior carregamento do ano das vacinas contra a meningite C nesta terça-feira (14), com cerca de 1,5 milhão de doses destinadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed).

A Funed, por sua vez, afirmou que as doses são fruto de uma parceria com um laboratório privado que fornece as vacinas semiprontas para que sejam finalizadas nos laboratórios por aqui. Depois de ficarem prontas, as vacinas serão enviadas ao Ministério da Saúde para que seja feita a distribuição em todo o Brasil. Ainda não há uma previsão de quando as doses prontas serão entregues.

Esta parceria, de acordo com a assessoria da fundação, existe para que, no futuro, as vacinas possam ser produzidas exclusivamente pelos profissionais da Funed e aumente a independência no fornecimento.

Embora tenha chegado em um momento de demanda reprimida, a fundação garante que o carregamento faz parte do cronograma regular, de rotina, e não é um plano de abastecimento emergencial dos estoques do país.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por