Semana de Conscientização sobre Autismo terá debates e eventos culturais; confira a agenda

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/04/2018 às 06:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:06
 (ALMG/Divulgação)

(ALMG/Divulgação)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e outras 32 entidades parceiras promovem, entre segunda-feira (2) e domingo (8), a Semana de Conscientização sobre o Autismo, com uma programação que envolve audiências públicas, simpósio com palestras e debates, rodas de conversa, exposições artísticas, lançamentos de livros, cinema comentado e oficinas na sede da ALMG, na rua Rodrigues Caldas, 30. Todas as atividades são gratuitas e para algumas há possibilidade de inscrição prévia.

A programação será aberta nesta segunda, às 14h, com o Fórum Intersetorial sobre a legislação relacionada ao assunto, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte. Ainda na segunda, e até o domingo (8), o Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo mineiro, estará iluminado com a cor azul, que marca a campanha de conscientização sobre o autismo em todo o mundo.

Realizadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG, as audiências públicas serão na terça (3), às 16h, sobre a judicialização de demandas do autista, e na quarta (4), às 14h, sobre a inclusão social do autista, ambas no Auditório da Assembleia.

Rodas de conversa na ALMG discutirão na quinta (5) temas como "A montanha-russa do autismo, do diagnóstico à aceitação", o acesso a planos de saúde e a mediadores em sala de aula. Já na sexta-feira (6), no Auditório José de Alencar, o médico Walter Camargos, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência, fala sobre as potencialidades de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no mercado de trabalho.

No Centro de Referência da Juventude (CRJ) também haverá atividades na sexta (6), com o Encontro Cultura, envolvendo ações culturais e oficinas de arte. Veja aqui a programação completa.

Autismo

A Semana Estadual de Conscientização sobre os Transtornos do Espectro do Autismo é prevista na Lei 22.419, de 2016, originária do Projeto de Lei (PL) 1.259/15, de autoria do deputado Duarte Bechir. Ela coincide com a passagem do Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril.

Entre as entidades e órgãos parceiros da programação, está, além da Prefeitura de Belo Horizonte, a Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Belo Horizonte, que é formada pela Associação de Apoio à Deficiência Nossa Senhora das Graças (Agraça), Associação dos Amigos dos Autistas de Minas Gerais (AMA-MG) e Associação da Síndrome de Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo em Minas (ASA TEA MG).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por