Serra da Moeda recebe abraço simbólico de 10 mil pessoas

Danilo Viegas
dviegas@hojeemdia.com.br
21/04/2016 às 16:59.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:03
 (JR Presotti)

(JR Presotti)

Vestidas de branco, cerca de 10 mil pessoas abraçaram simbolicamente a Serra da Moeda, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na manhã de hoje (21). Ambientalistas, esportistas e amantes da natureza defenderam a preservação de mais de 30 nascentes na região, que abastecem  cerca de 10 mil famílias na encosta da Serra e alimentam a bacia hidrográfica do rio Paraopeba, que abastece a Grande BH. Essas fontes têm sido atingidas pela  exploração mineral na área. 

“Nossa reivindicação é pela criação do Monumento Natural Estadual da Mãe D’Água, como forma de proteger as comunidades que se opõem aos projetos de exploração que afetam as nascentes da região”, explica a presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda, Maria Cristina Vignolo, que organiza o evento.

O monumento pode garantir a preservação da área  e permitir que as vocações locais continuem a crescer, como o turismo, a gastronomia rural, a agricultura familiar e os esportes radicais. O decreto que institui o monumento foi revogado pela Prefeitura de Brumadinho três meses após a publicação. Uma liminar, resultado de uma ação civil pública  do Ministério Público Estadual, ainda garante a  proteção da área. O abraço deste ano também lembrou o desastre ambiental em Mariana, na região Central de Minas, que aconteceu há cinco meses. O evento está na nona edição.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por