Solidariedade também faz parte da folia em Diamantina

Pedro Rotterdan - Hoje em Dia
11/02/2013 às 11:00.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:54
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

DIAMANTINA - Os foliões seguem fazendo um Carnaval de muita festa e música em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. No domingo (10), mais três blocos arrastaram as pessoas pelas ladeiras históricas da cidade.

Além da alegria, a solidariedade também ganhou espaço este ano, na comemoração de uma turma que já está no 20º ano seguido na cidade.

A “Turma das Pererecas” formada por 23 homens de Belo Horizonte, comemora, em 2013, 20 anos de Carnaval em Diamantina. A trupe, que começou com oito integrantes, chegou a ter 33, em 2009. Alguns deixaram o grupo e outros entraram, além dos que vão e vem todos os anos. O que eles não esqueceram, apesar de toda folia, foi a solidariedade.

Comemoração

Para comemorar a data, os organizadores da turma arrecadaram dinheiro entre os integrantes e doaram para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Diamantina. O valor, o “senador” do grupo, Guilherme Fernandez, prefere não divulgar. Ele afirma, apenas que foi uma boa quantia.

“A gente já é conhecido na cidade, pelo tempo que frequentamos aqui. Os donos dos bares, restaurantes, farmácias e alguns moradores nos chamam pelo nome. Gostamos daqui e temos essa identificação. Por isso resolvemos arrecadar esse dinheiro para ajudar as pessoas de Diamantina. É uma forma de gratidão pela recepção todos os anos”, disse Guilherme.

A “Turma das Pererecas” fez uma parceria com a banda Bartucada, que conseguiu alimentos para doar à Apae.

Blocos

Três blocos tradicionais foram os responsáveis por arrastar as pessoas que estavam nas ladeiras históricas da cidade, ontem. Fantasiados de diversas formas, os foliões não ficaram parados um minuto sequer.

O Sapo Seco, com 90 anos de história, agitou os foliões no final da tarde. O bloco é o mais antigo do Carnaval de Diamantina. “O Sapo Seco faz parte da história da cidade. É um dos mais importantes e espero que ele chegue aos 100 anos dando muita alegria para as pessoas”, diz Cláudia Bastos, que sai no bloco há 15 anos.

Já na transição entre a tarde e a noite, o Xica da Silva, um dos mais bonitos e luxuosos blocos da cidade, também chamou a atenção.

O Bloco mais esperado da noite era o Balão Mágico. Há 20 anos o bloco não ia para as ruas de Diamantina. “Eu estive na última vez que o bloco saiu. Muito bom ele ter voltado agora”, disse Carlos Alves, morador da cidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por