Startups com ideias frescas e coragem para colocar a mão na massa se unem a grandes empresas que investem em inovação para discutirem juntas, pela primeira vez em BH, caminhos para a criação tecnológica no país. A capital será palco de um dos maiores congressos de inovação do Brasil em 2017. 

A conferência anual da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), que reúne grandes instituições brasileiras, ocorrerá dentro da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). 

O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), terá a segunda edição entre 31 de outubro e 5 de novembro. 

Nessa quinta-feira (25), representantes da Sedectes e da Anpei oficializaram a parceria que unirá jovens empreendedores e indústrias consolidadas. “Nosso papel é conectar startups e grandes empresas. Queremos trazer eventos de credibilidade que vão firmar ainda mais a Finit como uma grande feira de inovação da América Latina”, explica o subsecretário de inovação de Minas, Leonardo Dias. 

Negócios

A Finit reúne majoritariamente o público jovem. No entanto, há também uma arena de negócios na feira, para que investidores e empreendedores possam debater parcerias. 

Na visão do vice-presidente da Anpei, Luiz Eugênio Mello, diretor de inovação da Vale, as iniciativas inovadoras germinam, com maior frequência, nas startups e pequenas empresas e, por isso, é importante que a indústria esteja também neste ambiente. 

“As startups, os negócios nascentes, de forma geral, não estão na Anpei, que é uma entidade que congrega organizações estabelecidas. Estamos muito entusiasmados com a perspectiva de fazer o evento em conjunto porque, no fim das contas, aliamos diferentes grupos com interesses comuns, que são inovação, pesquisa e desenvolvimento”, afirma.