Tá precisando de uma forcinha nos estudos? Confira dicas de especialista

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
02/08/2016 às 11:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:07
 (ABr)

(ABr)

Com algumas atitudes simples dá para tornar a aprendizagem mais produtiva.

1) Planejamento
Crie um plano de estudos – o ideal é elaborar um plano semanal. Não adianta deixar para olhar na segunda-feira as tarefas do dia seguinte. Isso deixa seu tempo muito apertado e sem espaço para lidar com possíveis imprevistos ou urgências. A recomendação é reservar um dia (sábado ou domingo) e avaliar a semana inteira, considerando provas e entregas de trabalhos. A partir disso, monte uma agenda para a semana. Você pode colocar essas atividades em um quadro branco, em uma folha de papel, agenda ou mesmo em um aplicativo de celular. O importante é deixar tudo o que deve fazer registrado para ter uma visão geral de todas as tarefas relacionadas ao estudo.

Antecipe as atividades – ao montar a agenda, visualize o que você pode fazer antes do prazo final. Caso tenha prova na quarta, em vez de estudar todo o conteúdo em um único dia, dívida em três etapas, uma em cada dia, com no máximo 30 minutos. Isso vai ajudar a desenvolver um pensamento sobre a matéria e não vai te sobrecarregar.

2) Ambiente
Local certo – crie um ambiente que te coloque em estado propício aos estudos. Ou seja, nada de locais escuros, pois cansam os olhos e tornam a atividade cansativa. Tenha um espaço com uma mesa e uma boa iluminação. Assim pode criar um pequeno ritual para que o cérebro se adapte a esse padrão de comportamento.

Música nos estudos – diversas pesquisas comprovam que músicas clássica e barroca ajudam a aumentar o nível de concentração, a ampliar a percepção sobre a matéria, a reter a informação com mais facilidade e ainda contribuem com o desenvolvimento da memória.

3) Energia
Nível – gosto muito da frase: “a preguiça é o vício do fracassado”. Ou seja, se você está com preguiça de estudar, provavelmente algo vai dar errado em breve. É preciso ter disposição e energia. Dormir bem para recuperar as energias e se alimentar corretamente são essenciais, pois vão servir de combustível para o cérebro e garantir uma melhora na sua performance.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por