Tecnologia de ponta dará suporte aos trabalhos da polícias durante o Carnaval em Belo Horizonte

Da Redação
minas@hojeemdia.com.br
24/02/2017 às 19:43.
Atualizado em 16/11/2021 às 00:42

Duas carretas nas praças da Estação (hipercentro) e da Savassi (região Centro-Sul) irão reforçar a segurança dos foliões, a partir deste sábado, no Carnaval em Belo Horizonte. Os veículos são equipados com câmeras de grande alcance, que repassarão imagens em tempo real dos pontos críticos e de blocos com maior aglomeração de pessoas na cidade, dando suporte aos trabalhos de prevenção e repressão das polícias Civil e Militar e Guarda Municipal.

Os Centros de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) do governo de Minas auxiliarão na tomada de decisões rápidas e estratégicas de segurança. As bases funcionarão como um potencializado captador de imagens direcionadas e com qualidade. O veículo tem seis câmeras acopladas, duas delas em grandes hastes que permitirão o monitoramento de um raio de até dez quilômetros.

O Centro Integrado de Comando Móvel funcionará a partir das 7h e até o fim das movimentações na cidade, acompanhando a programação oficial do Carnaval de Belo Horizonte

A transmissão das imagens será em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), instalado na Cidade Administrativa, onde representantes de 15 instituições farão a avaliação e definirão ações de segurança de forma integrada.

No CICCR ficam, além de profissionais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coordenadora das ações, integrantes da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), polícias Federal e Rodoviária Federal, Cemig, Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), entre outros. 

A base móvel do CICC será ocupada por integrantes do sistema de segurança estadual e municipal, que acompanharão as imagens e poderão dar comando para a solução imediata de uma situação.

Durante a festa momesca, o Centro Integrado de Comando Móvel vai atuar a partir das 7h e funcionará até o fim das movimentações, acompanhando a programação oficial da folia na capital. Como destaca o diretor do Centro de Comando e Controle, Vicente Salgueiro, além de ser um posto de comando local e ampliar a capacidade de monitoramento eletrônico do sistema de segurança pública, a carreta por si só marcará ostensividade, fator determinante em grandes aglomerações.

O CICC será ocupado por integrantes do sistema de segurança estadual e municipal;eles poderão dar o comando para a solução imediata de um problema

24 horas

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional já funciona em regime de 24h para monitorar ações de segurança e vias com maior aglomeração de pessoas. Do local, é possível acompanhar cerca de 1.400 câmeras da capital mineira e de cidades da região metropolitana.

Neste Carnaval, os destaques de monitoramento serão as principais vias de BH, rodovias federais e estaduais, aeroportos, estações do metrô e pontos especiais de interesse operacional onde são esperadas concentrações maiores de pessoas, como a Praça da Savassi, Praça da Estação, Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia) e Praça Duque de Caxias (Santa Tereza).

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por