Temperatura chega a 35,1ºC, bate novo recorde em BH e inverno é o mais quente dos últimos 5 anos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
15/09/2016 às 15:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:50
 (Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Que o inverno em Belo Horizonte estava com temperaturas acima da média não é novidade para ninguém. Mas esta quinta-feira (15), além de ser o dia mais quente da estação, também foi o de mais calor do ano na capital mineira. Os termômetros na região da Pampulha marcaram 35,1ºC no início da tarde.

O recorde até então havia sido registrado na quarta-feira (14), quando a temperatura chegou a 33,8ºC. Os índices já colocam o inverno de 2016 como o mais quente e seco dos últimos cinco anos, conforme o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A umidade relativa do ar nesta semana ficou abaixo dos 30% e, nesta quinta, caiu para 18%, o que coloca a cidade em estado de alerta. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é superior aos 60% para o bem-estar do ser humano.

Calor

De acordo com Ladeia, setembro e outubro são os meses mais quentes do inverno. Contudo, neste ano a massa de ar seco ganhou predomínio, o que elevou ainda mais a temperatura. Mas para quem não aguenta mais o calor, ai vai uma boa notícia.

O ápice foi registrado nesta quinta e uma frente fria está se aproximando, o que deve amenizar a temperatura. Para os próximos dias, a previsão é de queda nos termômetros. Além disso, há possibilidade de chuva isolada à tarde durante o fim de semana.

Saúde
Para amenizar os efeitos negativos do tempo seco, a recomendação é ingerir bastante líquido, não fazer exercícios físicos entre as 10 e as 17 horas, período em que a umidade do ar fica mais baixa, deixar um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir, não usar o umidificador elétrico por muitas horas seguidas, para evitar que o ambiente fique muito úmido e cause mofo e bolor.

Além disso, é indicado lavar as narinas com soro fisiológico ou fazer inalações com o produto, manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira, evitar frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por