Um temporal causou estragos na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, na tarde desta quinta-feira (2). A chuva, que começou às 14h, durou apenas 40 minutos, mas foi o suficiente para inundar ruas, casas e derrubar árvores. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados ao menos 13 ocorrências relacionadas à precipitação.

O tenente Franklin Soares, do 7º Batalhão, contou que o bairro Independência foi um dos mais atingidos, com sete inundações. “O local já é crítico, porque está abaixo do nível da rua e tem um sistema de drenagem não muito eficiente”, explica.

De acordo com ele, duas residências quase perderam tudo, porque a água da chuva se misturou com o esgoto e entrou para dentro da edificação. Uma escola infantil também sofreu as consequências da chuva forte. “A água aumentou  muito e os professores tiveram que levar as crianças para a parte mais alta para que elas não se afogassem. A escola também está abaixo do nível da rua e não tem sistema de escoamento. Nós tivemos que quebrar o muro para escoar a água”, relata.

Em outros pontos da cidade, foram notificadas seis árvores caídas. Conforme o tenente, a equipe dos Bombeiros ainda está na rua executando cortes. No entanto, ele destaca que a situação do município já está controlada.

O tenente Franklin Soares lembra que Montes Claros passava por um período de estiagem desde o ano passado. Depois do temporal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o acumulado de chuva na tarde desta quinta-feira (2) na cidade foi de 25 milímetros (mm), sendo que a média histórica para o mês de março é de 120mm.