Teste do pezinho vai triar mais duas doenças em bebês

Michelle Maia - Hoje em Dia
11/05/2013 às 11:40.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:35

O famoso teste do pezinho poderá triar mais duas doenças em bebês nascidos nos 853 municípios de Minas. O Estado é o primeiro a ser habilitado pelo Ministério da Saúde para a quarta fase do Programa Nacional de Triagem Neonatal.

O teste é de grande importância para garantir a saúde do bebê até a fase adulta, já que permite a detecção de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas. Estas, muitas vezes, não apresentam sintomas perceptíveis e só são constatadas por meio de exame médico nos primeiros dias de vida do recém-nascido.

Além do hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e fibrose cística, doenças que já eram triadas no exame, outras duas poderão ser identificadas: a deficiência de biotinidase e a hiperplasia adrenal congênita (HAC), ambas hereditárias.

Para o diretor do Núcleo de Ações em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), José Nélio Januário, essa é uma demonstração de que Minas atingiu um grau de organização muito bom.

“A nossa forma de trabalhar permite uma absorção rápida de novas propostas e agilizou esse importante passo”, disse.

Estima-se, para a deficiência de biotinidase, uma incidência de um caso para cada grupo de 20 mil nascimentos. Já para a HAC, essa relação é de um caso para cada grupo de 15 mil recém-nascidos.

O Nupad está disponível para tirar dúvidas sobre a triagem neonatal no horário comercial pelo telefone 0800 722 6500.

http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por