Os torcedores que vão ao estádio Independência nesta segunda-feira (6), no bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte, para assistir a partida entre Atlético e Internacional, às 20h, válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, vão contar com o serviço especial de transporte coletivo implantado pela BHTrans. A linha especial 9033 (Arena Independência/Centro) começa a operar às 18h30. O intervalo de viagens será de 20 minutos ou de acordo com a demanda de passageiros.

De acordo com a BHTrans, o serviço contará com ônibus que partem da rua dos Tamoios, na altura do número 873, entre a rua Rio Grande do Sul e a avenida Olegário Maciel. O preço da passagem é R$ 4,05. Para a volta à área central, a primeira viagem será 10 minutos antes do final do jogo e serão realizadas viagens enquanto houver demanda de passageiros para embarcar.

Ainda de acordo com a BHTrans, para garantir as condições adequadas de acesso ao estádio, em função da baixa capacidade de estacionamento na região, a BHTrans orienta os torcedores a usarem o transporte coletivo. Pontos de táxi foram criados no entorno do estádio. Os horários das linhas podem ser consultados na página da BHTrans no site da Prefeitura. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito vão operar o tráfego na região e nos principais corredores de acesso ao estádio.

Segundo a BHTrans, com a utilização do cartão BHBus, os usuários podem aproveitar os benefícios da integração tarifária.

Pontos de Embarque da linha 9033

Rua dos Tamoios, 873 (entre rua Rio Grande do Sul e avenida Olegário Maciel);
Rua Santa Catarina, 201 (entre avenida Augusto de Lima e avenida Amazonas);
Avenida Amazonas, 709 (entre rua dos Tupis e rua São Paulo);
Rua dos Tamoios, 33 (entre avenida Afonso Pena e rua da Bahia);
Avenida Assis Chateaubriand, 499 (próximo ao Teatro Alterosa);
Rua Pitangui, 2.756 (entre rua Santa Marta e rua Barão de Cocais).

Além da linha de serviço de transporte especial, as linhas abaixo circulam pelo entorno do estádio (rua Gustavo da Silveira e avenida Silviano Brandão):

4802A (Pindorama/ Boa Vista)
8001A (Santa Inês/ BH Shopping)
9105 (Nova Vista/ Sion)
9205 (Nova Vista/ Nova Cintra)
9402 (Santa Inês/ Santo André)
9405 (Instituto Agronômico/ Monsenhor Messias)
9414 (Santa Inês/ João Pinheiro)

Metrô

O metrô de Belo Horizonte também terá o funcionamento reforçado para o transporte dos torcedores. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Belo Horizonte (CBTU-BH) vai opera com um maior número de trens acoplados em circulação, durante horário do jogo no estádio Independência.

De acordo com a CBTU-BH, para facilitar o atendimento de milhares de torcedores que prestigiarão o clube do coração, a Estação Horto vai contar com o reforço de equipes de segurança e bilheteria. A medida visa minimizar filas e garantir o deslocamento seguro de quem optar pelo metrô para ir ao jogo. 

Ainda de acordo com a CBTU-BH, todas as estações do sistema seguirão abertas no horário habitual de funcionamento operando, normalmente, até as 23h. A movimentação de torcidas organizadas será monitorada e qualquer ocorrência será imediatamente comunicada à Polícia Militar, por meio de rede de contato rápido com a PMMG, a fim de agilizar a comunicação entre os órgãos e aprimorar a segurança em todo o sistema metroviário.