TRE alerta para golpe em que dados cadastrais dos eleitores são roubados; MG tem dois casos

Paula Bicalho
pbicalho@hojeemdia.com.br
22/02/2018 às 18:27.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:31
 (Elza Fiúza/ABr)

(Elza Fiúza/ABr)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) informou hoje que teve conhecimento de que pessoas estão visitando eleitores, principalmente idosos, apresentando-se como representantes da Justiça Eleitoral, buscando a coleta de dados pessoais. 

Os suspeitos alegam que precisam desses dados para serviços como recadastramento biométrico, coleta de dados para censo, atualização de cadastro e risco de cancelamento de título de eleitor e, assim, conseguem entrar nas casas.

Dois casos já foram confirmados em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e em Belo Horizonte. Segundo o TRE, essas pessoas estão aproveitando o período pré-eleitoral, que tem prazo final para alistamento e regularização dos eleitores.

Atualização

O Tribunal reafirma que é o próprio eleitor quem deve atualizar seus dados cadastrais ou regularizar sua situação eleitoral dirigindo-se a um cartório eleitoral. Confira aqui como fazer a regularização.

No caso de dúvida, o eleitor deve ligar para o seu cartório eleitoral e verificar se está sendo feita alguma diligência ou não por parte da Justiça Eleitoral. Para saber o telefone dos cartórios, basta consultar o Disque-eleitor no telefone 148, ou o site do TRE.

E-mails falsos

O TRE-MG reforça, também, que nesse período, costumam aparecer e-mails falsos em nome da Justiça Eleitoral com assuntos diversos, como cancelamento de título de eleitor, convocação de mesários e regularização de cadastro, entre outros. 

Essas mensagens possuem links que, ao serem acessados, podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso. A Justiça Eleitoral informa que não envia e-mails a eleitores. Portanto, mensagens dessa natureza devem ser apagadas.

Regularização

Termina no dia 9 de maio o prazo para tirar o título de eleitor, transferir o domicílio eleitoral, solicitar transferência para uma seção de fácil acesso ou regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral antes das eleições 2018. 

É também o prazo final para comparecimento dos eleitores que quiserem fazer o recadastramento biométrico para votar de modo ainda mais seguro. Quem ficou três vezes sem votar ou se justificar também tem prazo para regularizar sua situação até 9 de maio.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por