Começa a circular no próximo sábado o Pampulha Retrô Tour, a linha que vai operar na Pampulha, aos sábados, domingos e feriados até dezembro deste ano. O veículo, uma jardineira Chevrolet datada de 1957, levará o público aos principais atrativos turísticos da região, incluindo a Igrejinha São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e o Iate Tênis Clube, que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha, que recentemente tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

A iniciativa é da Belotur, em parceria com a Associação Cultural dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha (AMAP) e o Instituto Cultural Artigos e Carros de Época (Museu de Objetos e Veículos Antigos – MOVA). O custo da passagem será de R$20,00 por pessoa e garantirá quatro embarques/desembarques nos atrativos escolhidos. No ônibus, um guia vai acompanhar os passageiros e apresentar a história e curiosidades sobre toda a região.

O objetivo da iniciativa, segundo o presidente da Belotur, Leônidas Oliveira, é melhorar a infraestrutura da Pampulha para receber os visitantes. "Inauguramos recentemente o banheiro e um restaurante na Praça da Igrejinha, destacamos espaços para estacionamento de veículos de turismo nas proximidades de atrativos turísticos, entre outras coisas. É um projeto realmente muito especial e que com certeza irá impulsionar o turismo na Pampulha e em Belo Horizonte ainda mais", disse.

Uma curiosidade em relação à Jardineira que será utilizada no transporte de turistas é o apelido. Chamada de 'Marta Rocha', o nome escolhido se deve à época de lançamento, mesma em que Marta Rocha foi Miss Brasil e quase chegou ao título de Miss Universo, perdendo apenas para a americana Miriam Stevenson por ela ter duas polegadas a mais nos quadris.

Circulação

Os horários de circulação começam às 9h e seguem em intervalos de uma hora até as 17h. No entanto, nos dias de jogos no Mineirão, quatro horas antes do jogo marcado, o Pampulha Retrô Tour não fará a parada no Museu Brasileiro do Futebol, pois esse atrativo estará fechado. Além disso, em dias de eventos que fecham a orla da Lagoa da Pampulha, como o caso da Volta Internacional da Lagoa, os horários serão alterados. Itinerário O Pampulha Retrô Tour terá como ponto de partida a Igreja São Francisco de Assis.

ROTA REGULAR: - Igreja São Francisco de Assis > Casa JK (parada) - Casa JK > Museu Brasileiro do Futebol (parada) - Museu Brasileiro do Futebol > Iate (sem parada) - Iate > Casa do Baile (sem parada) - Casa do Baile > MAP (parada) - MAP > Casa do Baile (parada) - Casa do Baile > Iate (parada não obrigatória) - Iate > Igreja São Francisco de Assis (Ponto final) ROTA FUNDAÇÃO ZOO BOTÂNICA (Somente nos horários das 9h e 14h). - Igreja São Francisco de Assis > Parque Ecológico (parada no Marco Zero) - Parque Ecológico > Zoológico (parada) - Zoológico > Casa JK (parada) - Casa JK > Museu Brasileiro do Futebol (parada) - Museu Brasileiro do Futebol > Iate (sem parada) - Iate > Casa do Baile (sem parada) - Casa do Baile > MAP (parada) - MAP > Casa do Baile (parada) - Casa do Baile > Iate (parada não obrigatória) - Iate > Igreja São Francisco de Assis (ponto final)