UberX, uma categoria mais barata do Uber, chega a Belo Horizonte nesta sexta-feira

Gabriela Sales
13/08/2015 às 19:57.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:20
 (Divulgação)

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O embate entre taxistas e motoristas da plataforma Uber ganha uma nova polêmica em Belo Horizonte. A partir das 0h desta sexta-feira (14), começa a operar na capital o UberX. Com carros populares, o usuário irá contar com uma tarifa 25% menor do que a utilizada no já conhecido UberBlack. 

Diferente dos veículos luxuosos, sedans, pretos e com até 3 anos de utilização, no uberX, os carros serão mais populares: o Uber aceitará veículos compactos, de qualquer cor, de modelo a partir de 2008. As exigências para ser um motorista, no entanto, continuam as mesmas: é necessário ter carteira com autorização para exercer atividade remunerada, seguro que cubra passageiro e motorista, e passar por checagem de antecedentes criminais. “Atendendo a demanda crescente de novos parceiros e também de usuários que buscam a praticidade de deslocamento pela cidade”, explica o diretor de comunicação do Uber Brasil, Fábio Sabba.

Para atrair a clientela, a plataforma irá investir em preços atrativos. A tarifa-base cobrada pelo aplicativo é de R$ 3; a cada quilômetro ela é acrescida de R$1,70 e a cada minuto, mais R$ 0,25. “Observamos que mais de 90% dos nossos clientes possuem carros e buscam um deslocamento tranquilo, ágil e econômico. Estamos apostando neste tipo de serviço em Minas e São Paulo”, justifica o diretor de comunicação.

Apesar de compacto, o tempo de espera adotado pode ser um pouco maior do que o habitual. Neste primeiro dia, a média de espera pode variar de 15 a 20 minutos. Diferente do UberBlack, em que o tempo máximo é de cinco minutos.

O Uber Brasil não informa o número de motoristas atuando com transporte privado individual na capital, mas garante que a quantidade é suficiente para atender a demanda.

Apesar dos conflitos entre motoristas do Uber e taxistas, o aplicativo acredita na boa aceitação dos clientes. “É um desejo dos nossos usuários. Disponibilizamos um serviço privado de transporte e priorizamos o conforto deles”, disse o representante do Uber.

A respeito do estudo, acordado na última segunda-feira (10), durante uma audiência pública na Câmara Municipal para debater sobre a legalidade do sistema na capital, o diretor de comunicação do Uber informou que a plataforma está disponível para contribuir com o grupo de estudos que vai apontar, em 40 dias, o que irá atender melhor à população.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas, Ricardo Faedda, a nova modalidade representa um sucateamento da frota de transporte público individual da capital. “No primeiro momento, o Uber ofereceu carros de luxo, agora, visando o lucro colocam carros populares em uma concorrência ilegal e desleal”, disse.

Faedda afirmou que aguarda o parecer final do estudo para que haja uma definição a respeito do caso na cidade. “Reforço o pedido de que as autoridades retirem esse serviço de circulação até que tenha um parecer final. O Uber está comprometendo o serviço de táxi de qualidade”.

Confira as as simulações feitas pelo Hoje em Dia:
- Quilômetro rodado: R$ 1,07
- Minuto acrescido: R$ 0,25
- Tarifa base: R$ 3

- Saindo da Praça da Savassi com destino ao Mineirão
24km
55 minutos
Valor total da corrida: R$ 42,43
Com desconto de 25%: R$ 31,83

- Saindo da Praça da Savassi com destino à Cidade Administrativa
22km
50 minutos
Valor total da corrida: R$ 39
Com desconto de 25%: R$ 29,25

- Saindo da Praça da Savassi com destino ao Parque das Mangabeiras
5 km
19 minutos
Valor total da corrida: R$ 13,10
Com desconto de 25%: R$ 9,83

* Considerando a média dos valores e distâncias

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