(Hoje em Dia)
Acaba de chegar a Belo Horizonte um aplicativo em que usuários do transporte público poderão avaliar a qualidade do serviço oferecido na cidade. Lançado em São Paulo em 2016, o MoveCidade fornece ferramentas para avaliar questões importantes do sistema de transporte, como pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos dos ônibus, metrôs, trens e ciclofaixas.
De acordo com a assessoria de imprensa do aplicativo, a participação da população nas avaliações é importante para pressionar o poder público a melhorar a situação do transporte público. O app está disponível para Android e IOS.
Na capital paulista, em dez meses, foram 2 mil análises publicadas pelos usuários. Pelo aplicativo, numa escala de 1 a 5 estrelas, as pessoas deram média 2,95 pelo serviço de ônibus na cidade de São Paulo. A maior reclamação é em relação à limpeza e manutenção dos ônibus.
O aplicativo MoveCidade foi criado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) e o Laboratório de Experimentação Digital (LED). Por meio dele, o usuário pode produzir dados sobre a qualidade dos ônibus municipais e intermunicipais, metrô, trens da CPTM e ciclovias, além de estações de bicicletas compartilhadas e as rotas que utiliza. Mais informações: movecidade.org.br.