Se você é estudante do ensino médio de uma escola pública ai vai uma boa notícia. A Utramig está oferecendo sete cursos técnicos totalmente gratuitos. São 380 vagas, mas só podem concorrer alunos de Belo Horizonte e de Nova Lima, na Região Metropolitana.

Além da bolsa, o selecionado também terá outros benefícios, como auxílios transporte e alimentação. Na capital estão disponíveis os seguintes cursos: análises clínicas, enfermagem, informática, meio ambiente, multimídia, sistemas de transmissão, telecomunicações e informática.

Em Nova Lima estão abertas 50 vagas para enfermagem. Há também 25 vagas para informática, para ensino a distância, também para Nova Lima. A relação completa dos cursos e vagas pode ser conferida na arte abaixo.

Inscrição

Os interessados podem fazer o cadastro neste site até o dia 22 de julho. "As inscrições serão canceladas daqueles candidatos que já tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando Educação de Jovens e Adultos (EJA)", informou a Utramig.

Conforme a diretora de ensino e pesquisa da Utramig, Silvana Nascimento, no dia 26 deste mês haverá um sorteio para selecionar os alunos. "Mas o critério de seleção prevê 65% das vagas para candidatos beneficiados pelo Bolsa Família. Os demais 35% será para ampla concorrência", explicou.

O resultado será divulgado no dia 27 e as matrículas ocorreram entre os dias 30 de julho a 3 de agosto. Todos os cursos têm duração de um ano e meio, com exceção do multimídia, que dura um ano.

Clique na imagem para ampliá-la

Serviço:
Inscrições: 3 a 22 de julho
Validação das inscrições: 23 a 25 de julho
Sorteio das vagas: 26 de julho
Divulgação do resultado: 27 de julho
Matrículas: 30 de julho a 3 de agosto
Início das aulas: 6 de agosto