Vítimas da dengue serão atendidas em contêiner em BH

Celso Martins - Hoje em Dia
22/03/2013 às 06:59.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:08
 (Eugênio Moraes)

(Eugênio Moraes)

As unidades de pronto-atendimento (UPAs) Barreiro, Norte e Pampulha terão contêineres, a partir da semana que vem, para permitir que mais vítimas da dengue sejam atendidas em Belo Horizonte. A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde após o http://www.hojeemdia.com.br/minas/dengue-aumenta-em-30-o-atendimento-nas-upas-de-bh-1.99907, na capital, em uma semana.

A UPA Barreiro será a primeira a ganhar o “anexo”. Com 42 metros quadrados e ar-condicionado, o compartimento ficará ao lado da sede e terá dois consultórios médicos e dez leitos para aplicação de soro.

Outra vez

Os contêineres foram instalados em Belo Horizonte pela primeira vez em 2010, quando houve 52 mil casos de dengue na cidade. Neste ano, as confirmações da doença já chegam a 4.215.

O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, diz que as UPAs com compartimento ficam nas regiões com maior número de doentes. Também recebem pacientes da região metropolitana.

Doze médicos foram contratados para reforçar o atendimento nesses locais e vão trabalhar nos contêineres. Mais profissionais poderão ser chamados, se necessário.

Outras unidades de saúde também poderão ganhar anexos, de acordo com o avanço da dengue na região.

Transporte

Quatro vans começaram a ser usadas na última quinta-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde para o transporte dos doentes.

Os veículos vão levar os pacientes das UPAs para hospitais e para a Unidade de Reposição Volêmica (URV), que funciona no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro São Paulo, na região Nordeste de BH. Lá, é feita a aplicação de soro.

Leitos

A Secretaria Municipal de Saúde negocia com a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) a liberação de leitos exclusivos para a internação de vítimas da dengue.

Dez vagas foram colocadas à disposição pela Fhemig no Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro, e quatro no Júlia Kubitschek, na mesma região. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por