Vacina da dengue não deve ser tomada por quem nunca teve a doença, recomenda Anvisa

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
29/11/2017 às 21:41.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:57
 (Fábio Rodrigues Pozzebom)

(Fábio Rodrigues Pozzebom)

Quem nunca teve contato com o vírus da dengue não deve ser imunizado contra a doença. A recomendação foi dada nesta quarta-feira (29) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a pasta, pesquisas preliminares e ainda não conclusivas apontam que indivíduos podem desenvolver formas mais graves da dengue quando usam a vacina sem ter tido contato prévio com o vírus. 

O dado foi informado nesta semana pelo fabricante da vacina, o laboratório Sanofi-Aventis. A possibilidade de contrair a doença existe quando pessoas soronegativas - que nunca entraram em contato com o vírus -, são vacinadas e, posteriormente, expostas ao vírus da dengue.

"A vacina em si não desencadearia um quadro grave da doença nem induziria ao seu aparecimento de forma espontânea. Para isso, é necessário o contato por meio da picada de um mosquito infectado", detalhou a Anvisa.

Com a nova recomendação, a imunização agora só é considerada segura para aqueles que já foram infectados pelo vírus. A Anvisa está avaliando os dados completos dos estudos e, por enquanto, apenas bula da vacina será atualizada. 

Recomendação

Até que a avaliação seja concluída, a Anvisa recomenda que a vacina não seja tomada por pessoas soronegativas. Segundo a Agência, este risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina.

A Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015. Antes de ser registrada, a vacina foi estudada em mais de 40.000 pessoas em todo o mundo. Atualmente a vacina da Sanofi é a única aprovada no Brasil. 

O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus da dengue. Para as pessoas que já tiveram a doença, o benefício do uso permanece favorável.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por