As férias escolares é o momento que as crianças mais esperam durante o ano. Não ter horário para dormir ou responsabilidades como tarefas da escola são coisas que encantam os pequenos, além, é claro, da alimentação mais "liberada", que é uma preocupação dos pais para que a rotina saudável não seja prejudicada.

Para que o período de férias não interfira na alimentação das crianças, a nutricionista Cyntia Maureen disse que é muito importante que os horários das principais refeições do dia sejam estabelecidos e mantidos pelos pais. 

“Ao pular uma refeição, é praticamente certo que a criança irá comer exageradamente na próxima oportunidade, o que prejudica a alimentação e aumenta o risco de ganho de peso”, conta Cyntia.

Confira, então, três dicas para não perder o controle da alimentação delas:

1) Hidratação
De acordo com a nutricionista, a hidratação é a palavra-chave nas férias de verão. “O calor intenso e a correria das brincadeiras aumentam as necessidades hídricas e de sais minerais, portanto, é imprescindível oferecer água constantemente. Vale a pena lembrar que não devemos esperar os pequenos sentirem sede, pois isso já é um indício de desidratação”, revela Cyntia. 

Ela diz ainda que alimentos que hidratam e saciam, como frutas e verduras, precisam estar presentes constantemente em todas as atividades e programações das férias. Ela ainda destaca, como exemplo, frutas como laranja, melancia e manga, verduras como a espinafre e legumes como pepino e cenoura.

2) Faça trocas saudáveis
Cyntia sugere ainda que durante as refeições fora de casa sejam feitas trocas que beneficiem as crianças. “O ideal é substituir alimentos calóricos por opções de baixa caloria e alto valor nutricional. Por exemplo, oferecer sucos naturais ou integrais ao invés do refrigerante, preferir opções ricas em fibras, grão integrais e sem ou com pouca adição de açúcar, em detrimento de bolos e doces excessivamente açucarados são boas pedidas para manter em dia a nutrição infantil”, diz.

3) Opte por praticidade, mas que seja saudável
A nutricionista lembra que como o período de férias é recheado de passeios fora de casa, a sugestão é pensar com cuidado os lugares que serão visitados para que se possa pensar em alimentos fáceis de serem transportados.