Veja o que é uma redação nota 1.000 no Enem

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
11/04/2017 às 20:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:06

Foram seis anos prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até que Samanta Ferreira, de 22, alcançasse o sonho de cursar medicina em uma universidade pública. A jovem de Governador Valadares, no Leste de Minas, foi uma dos 77 estudantes de todo o país que tiraram nota mil na prova de 2016 e comemorou o ingresso na Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Nesta terça-feira (11), a estudante pôde conferir a correção da redação. O Ministério da Educação liberou aos candidatos o espelho da prova, recurso que permite saber como se saíram em cada uma das cinco competências avaliadas pelos corretores.

Samanta não tem do que se queixar. Por entender que a redação tem um grande peso na nota do Enem, ela sempre investiu no treinamento de textos. Se deu bem.

A jovem não concentrou os estudos apenas nas ciências biológicas e exatas porque sabia que, para desenvolver uma boa dissertação, era preciso se debruçar também sobre os livros de história, geografia, sociologia e filosofia. “Aprofundei o estudo nas (disciplinas) humanas, anotava tudo que os professores falavam no cursinho e identificava dados que poderiam ser usados na redação. Também memorizei artigos da Constituição Federal e li textos de filósofos”, conta. Na prova, ela citou um conceito do pensador Immanuel Kant.

“Alguns valorizam mais a matemática, pois tem um peso no Enem. Mas as ciências humanas são fundamentais para se ter argumentação na redação. Trabalhar o vocabulário também é fundamental”, completa Samanta.

Dicas

De acordo com Fernanda Braga, dona de um curso especializado em redação, o estudante deve estar muito atento ao enunciado da proposta para desenvolver um bom texto.

“Os escritos motivadores não estão ali à toa, você precisa usá-los, especialmente leis e dados estatísticos, pois são irrefutáveis. Mas o enunciado exige também que você acrescente na argumentação o conhecimento adquirido ao longo da formação”, diz.

Esse conhecimento é adquirido por meio de leitura de reportagens e de conteúdo relacionado às ciências humanas. Segundo Fernanda, isso é fundamental para o desenvolvimento e a conclusão do texto. “Na finalização, deve-se fazer uma proposta de intervenção, escrevendo sobre o que fazer, quem vai fazer e como fazer. Não basta dizer que o governo tem que resolver o problema e não dizer como”.Reprodução / N/A

Samanta Ferreira foi um dos 77 candidatos que conseguiram nota 1.000 na redação do Enem

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por