Velórios noturnos voltam a ser realizados em BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/05/2018 às 10:03.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:10
 (André Brant/Hoje em Dia)

(André Brant/Hoje em Dia)

Quatro cemitérios de Belo Horizonte voltaram a realizar velórios noturnos. Desde o início de maio, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (a capela velório do Barreiro. 

De acordo com o presidente da FPMZB, Sergio Augusto Domingues, para realizar cerimônias à noite é necessário uma dinâmica complexa, porque envolve a disponibilidade de equipe específica, equipamentos e iluminação adequada, além de segurança. “Embora a demanda por velórios noturnos não seja tão grande, consideramos importante este serviço, que era um desejo antigo da população”, comenta.

Os cemitérios municipais, que realizam o serviço, são: o Cemitério do Bonfim, localizado no bairro de mesmo nome; o Cemitério da Paz, no Caiçara, ambos na região Noroeste; o Cemitério da Saudade, que fica no bairro homonimo, na região Leste; o Cemitério da Consolação, no bairro Jaqueline, região Norte; além da Capela Velório do Barreiro, no Barreiro de Baixo. Os endereços e telefones podem ser encontrados no site da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Para realizar o sepultamento, alguns passos precisam serem seguidos. Confira como:

  • Obter declaração de óbito com o médico ou no Instituto Médico Legal – IML;
  • Registrar o óbito em cartório da região onde ocorreu o falecimento. Para esse registro, são necessários os documentos do falecido e a declaração de óbito;
  • Proceder à compra da urna funerária, ornamentação e transporte do corpo em uma das funerárias da cidade;
  • Ir a um dos cemitérios para providenciar o sepultamento (telefones e endereços abaixo);
  • Somente o titular da concessão de jazigo em cemitério municipal poderá solicitar a autorização para sepultamento;
  • No caso de sepultamentos comunitários, os restos mortais serão exumados após três anos e enviados ao ossuário comum. Caso a família tenha interesse nos restos mortais, deverá entrar em contato com a administração do cemitério, antes do período de exumação.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por