Venda Nova: maioria dos comércios da região tem falhas na prevenção de incêndio

Raul Mariano
rmariano@hojeemdia.com.br
30/06/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:19
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Pelo menos 350 comércios localizados na avenida Vilarinho e na rua Padre Pedro Pinto, em Venda Nova, na capital, têm alguma irregularidade referente à prevenção de incêndios.

A constatação foi feita pelo Corpo de Bombeiros, depois de vistoria, ontem, em 411 estabelecimentos da região. 

A operação Alerta Vermelho mobilizou 170 militares, divididos em 53 equipes. Nas visitas, eles orientaram os comerciantes sobre medidas para diminuir os riscos de acidentes.

Também foram verificadas as condições de funcionamento de vários equipamentos de segurança, dentre eles extintores, hidrantes e alarmes.

A operação aconteceu, simultaneamente, em Governador Valadares (Leste de Minas), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberaba e Uberlândia (Triângulo), Montes Claros (Norte), Varginha (Sul) e Divinópolis (Centro-Oeste). 

Em Belo Horizonte, a primeira etapa da ação foi realizada em 1º de junho, no hipercentro, quando foram vistoriados cerca de 300 estabelecimentos. Segundo a assessoria dos Bombeiros, 10% deles apresentaram irregularidades.

Mobilização

As fiscalizações tiveram caráter educativo, sem aplicação de penalidades. A ideia é mobilizar os comerciantes para a importância da prevenção de sinistros.

De janeiro a maio deste ano, o Corpo de Bombeiros contabilizou 3.452 incêndios em todo o Estado. Desse total, 992 firam registrados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

No mesmo período, pouco mais de 18 mil vistorias foram feitas. Dessas, cerca de 7 mil para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e aproximadamente 9 mil para fiscalização.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por