Viçosa investiga morte por suspeita de febre amarela

Gabriela Sales
gsales@hojeemdia.com.br
17/01/2018 às 11:06.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:48

A Secretaria de Saúde de Viçosa, na Zona da Mata, investiga morte de um morador do município por febre amarela. De acordo com levantamento divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde, foram confirmadas 15 mortes por febre amarela no Estado nos últimos seis meses.

Segundo a Prefeitura de Viçosa, a morte foi de um homem de 61 anos. O paciente, que era morador da zona rural de Estiva, deu entrada na unidade de saúde do município no último domingo (14), com quadro de febre, disfunção renal e sinais hemorrágicos. Com a piora no quadro clínico do paciente, ele foi transferido na última segunda-feira (15) para o Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte, e ficou internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) na unidade hospitalar.

A Prefeitura de Viçosa esclareceu que aguarda o resultado dos exames laboratoriais que estão sendo feitos na Fundação Ezequiel Dias (Funed). A confirmação ou o descarte do diagnóstico deve ser publicado ainda no próximo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

O secretário de Saúde de Viçosa, Marcos Schitini, e a equipe da vigilância epidemiológica estão reunidos, nesta quarta, com a equipe da Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova. Nesta reunião será definida a nova estratégia de imunização que Viçosa adotará.

São Gonçalo

Na manhã desta quarta-feira (17), houve a divulgação de uma morte em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central de Minas, mas a informação foi desmentida pela administração do município. De acordo com a prefeitura, houve a confirmação de um caso de febre amarela, de um homem de 42 anos, residente na localidade rural do Matias e trabalhador em área florestal (Estação Ambiental do Peti). Ele foi internado no último dia 11, no Hospital Carlos Chagas, em Itabira, e recebeu alta nesta quarta.

Outro caso de suspeita da doença no município que está sendo investigado é de um homem, de 44 anos, morador da localidade de Gralhos, que se encontra internado desde o dia 13, no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte. Em dezembro de 2017, o município teve a confirmação da morte de um macaco por febre amarela na zona rural de Abre Campo.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo, a vacinação contra a febre amarela está sendo intensificada e ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por