Moradores de Viçosa, na Zona da Mata, terão racionamento de água a partir da próxima segunda-feira. O anúncio foi feito pelo Serviço Autônomo de água e Esgoto (SAAE), nesta terça-feira (12), durante coletiva à imprensa.

Detalhes a respeito da escala de bairros e como será realizada o esquema de racionamento no abastecimento da cidade ainda serão repassado à população ao longo desta semana.

A Prefeitura da cidade informou ainda que medidas para melhoria de captação, tratamento, armazenamento, distribuição e consumo de água serão adotadas para a melhoria a manutenção do sistema.

Um dos principais motivos para a medida, de acordo com a SAAE, é a redução do nível de água do manancial do Ribeirão São Bartolomeu. A autarquia informou que nos últimos meses, devido a falta de precipitações na região, o rio voltou a sofrer baixas consecutivas. A média de litros por segundo, que normalmente é de 60, já chegou a 40.

Racionamentos

Em 2016, o racionamento de água em Viçosa chegou a durar mais de três meses o devido ao baixo nível dos reservatórios e a falta de chuvas na região. Em 2015, o racionamento foi feito em momentos de interrupção de fornecimento em escalas de 24 horas e 12 horas por semana.

Obras

A Prefeitura de Viçosa declarou ainda que realiza obras de ampliação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Violeira desde 2016, que são feitas com a estação em funcionamento. Atualmente, o abastecimento é de aproximadamente 132 litros por segundo e a expectativa é que com as adequações concluídas até novembro deste ano passe para 160 litros por segundo.