Violência faz quase metade dos supermercados de BH mudarem horário de funcionamento

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
30/09/2016 às 16:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:02
 (Marcelo Camargo/ABr)

(Marcelo Camargo/ABr)

O aumento da sensação de violência e insegurança provocou uma mudança nos supermercados de Belo Horizonte. Segundo levantamento do Fecomércio-MG, 43,9% dos empresários do ramo alteraram o horário de funcionamento dos estabelecimentos para fugir da ação dos bandidos.

O estudo, realizado em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios da capital (Sincovaga-BH), revelou outros hábitos dos supermercadistas. No total, 42,4% dos tomaram atitudes preventivas nos últimos 12 meses. Desses, 29,5% passaram a guardar objetos de valor em outros locais e 24,5% reforçaram a proteção. 

Isso porque o levantamento indica que 58% foram vítimas de violência. Entre os problemas já enfrentados nos estabelecimentos, estão furtos à loja (37,4%), assalto à mão armada aos comerciários (26,8%) e assaltos a comerciários sem uso de arma de fogo (11,4%).

“A situação de assaltos virou rotina e, infelizmente, os empresários estão acostumados a proceder diante de tais agressões. Essa pesquisa é extremamente útil para orientar as ações de prevenção para segurança, tanto dos supermercados quanto da segurança pública. Os furtos internos aumentaram em função da situação econômica do país, mas temos esperança de que esse quadro se reverta em breve”, analisa o presidente do Sincovaga BH, Gilson de Deus Lopes.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por