Um filhote de hipopótamo e outro de lobo guará, que nasceram no Zoológico de BH, vão ser batizados com nomes escolhidos por votação popular. As opções para a pequena hipopótamo são: “Aisha”, que significa “vida”; “Anaya”, que significa “olhar de Deus”; e “Odara”, que significa “beleza/bela”. Já para o lobo-guará, as opções são “Akin”, que significa “guerreiro, valente”;  “Yuki”, que significa “felicidade” e “Porã”, que significa “alegria”.

Os nomes foram indicados por estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino e funcionários do Zoológico de BH. Ao longo dos meses de abril e maio, a Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotãnica (FPMZB),  realizou um trabalho de educação ambiental com os alunos, abordando a importância do nome e também as características de cada espécie: origem, hábitos, aspectos físicos e comportamentais.

Com base no conteúdo trabalhado em sala, cada uma das nove diretorias regionais da Smed apresentou uma sugestão de nome à FPMZB, gestora do Zoológico. Foram então definidas sete opções de nomes para o filhote de hipopótamo e oito para o filhote de lobo-guará. Por fim, os funcionários da FPMZB escolheram, em uma votação interna no dia 10 de maio, três nomes para cada espécie.

A votação popular ainda não foi aberta, mas vale acompanhar o site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e votar até o dia 5 de junho.

* Fonte: PBH

Leia mais:
Filhote de hipopótamo é o mais novo morador e xodó do Zoológico de BH
Hipopótamo Toquinho, de 44 anos, morre no Zoológico de BH