Indústria da Mineração trabalha para zerar mortes e doenças ocupacionais no setor

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
19/10/2016 às 20:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:17
 (Agência Argosfoto)

(Agência Argosfoto)

social e econômico. "Esses representam uma perda de 4% na economia global por ano", afirmou.

começou nessa terça-feira (18) e segue até a próxima sexta-feira (21) na cidade do Rio de Janeiro. Moranga participou do painel sobre Saúde e Segurança do Trabalho, no segundo dia do Congresso.

Durante o evento, ele falou sobre os princípios do Vision Zero, programa internacional de Segurança no Trabalho da identificar situações que não foram previstas nas análises", destaca Moranga.

Na Suécia, principal produtor de minério de ferro da Europa, parte dessa ideia para melhorar a segurança já é realidade. de segurança e também de maior produtividade, de ações mais sustentáveis e da preservação do Meio Ambiente.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Oscar Stenström, destacou um projeto em fase de implementação de um sistema de iniciativa privada e do setor acadêmico. Agora eles buscam novos parceiros no Brasil.

Outro desafio do setor é o gerenciamento de rejeitos. Michel Julien, vice-presidente de ambiente da Agnico Eagle Mines, (agosto de 2014).  

Pierre Gratton, presidente da Associação Mineral do Canadá, afirmou que a entidade reúne 38 mineradoras de diferentes Mineração - IBRAM.

Ao final os participantes concordaram que o manejo de rejeitos é uma área fundamental para Indústria de Mineração e que todo o setor deve trocar experiências para aumentar a segurança das operações e da comunidade.

Mineração 100% Segura

A Indústria da Mineração foi incluída no Programa 100% Seguro do Serviço Social da Indústria. Com isso, o Sesi vai disponibilizar gratuitamente 50 vídeos sobre a segurança no setor, manutenção de resíduos e trabalho em áreas confinadas.

certificado de aprendizagem.

A mineração é o segundo setor da economia a ser incluído no 100% Seguro. "Isso mostra todo o comprometimento do Sesi com o desenvolvimento dessa indústria", concluiu o diretor de Operações do Sesi, Marcos Tadeu Siqueira. 

Premiação

O grupo da Puc do Rio Grande do Sul (PUC-RS) ficou em primeiro lugar no Prêmio Universitário Aberje (PUA), realizado nesse segundo dia do World Mining Congress, no Centro de Convenções Sulamerica, no Rio de Janeiro. 

A 6ª edição do PUA, organizada pela Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje) e patrocinada pela Vale, instituições.

UNI-BH e em quinto outro grupo da ECA-SP. 

Os vencedores receberam  um prêmio de R$ 18 mil, divididos entre os três primeiros colocados. E o primeiro lugar também vai fazer uma reportagem no Carajás.

Serviço:

World Mining Congress (WMC 2016)
Data: 18 a 21 de outubro de 2016
Local: Centro de Convenções SulAmérica - Rio de Janeiro (RJ)
Informações:www.wmc2016.org.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por