Israel intensifica defesa na fronteira com a Síria

Agencia Estado
28/08/2013 às 10:24.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:24

Israel intensificou seu sistema de defesa de mísseis nas proximidades da fronteira com a Síria por causa do temor de um possível ataque sírio contra o país. Vários israelenses faziam fila em centros de distribuição de máscaras para gás em comunidades próximas à fronteira, além de preparar abrigos antibomba.

Com o apoio de aliados ocidentais, os Estados Unidos indicaram que podem em breve atacar a Síria em resposta a ao suposto uso de armas químicas na semana passada, o que elevou temores de que o governo sírio possa retaliar com um ataque a Israel.

Sivan Yehieli, presidente do comitê de resposta civil emergencial na fronteira israelense com a Síria e o Líbano, disse à Rádio do Exército que cidades da região estão se preparando para um possível ataque, preparando abrigos antibomba e treinando estudantes a como fugir para esses locais.

"Os cidadãos precisam estar tão preparados quanto o Exército", disse Yehieli. "Não queremos ser surpreendidos."

Um comitê parlamentar responsável pela defesa civil se reuniu nesta quarta-feira para discutir a distribuição de máscaras de gás. Comandantes do Exército israelense e graduadas autoridades e chefes de segurança também têm se reunido nos últimos dias para discutir e avaliar a situação na Síria.

Nenhuma movimentação especial ou exercício de tropas foi ordenado, mas baterias adicionais dos sistema Domo de Ferro e mísseis Patriot eram enviadas nesta quarta-feira para a região próxima à fronteira com a Síria, informaram funcionários de Defesa de Israel.

Israel usa mísseis Patriot, fabricados nos Estados Unidos, contra mísseis de médio alcance e o sistema Domo de Ferro tem como objetivo interceptar foguetes disparados de curtas distâncias (até 70 quilômetros).

O governo israelenses afirma que o Domo de Ferro derrubou quatro foguetes lançados do Líbano em direção ao norte de Israel na semana passada e interceptou um foguete lançado na direção da cidade de Eilat, no Mar Vermelho, no início deste mês. O Domo de Ferro também interceptou foguetes lançados da Faixa de Gaza.

As autoridades de Defesa também disseram acreditar que os Estados Unidos realizarão um ataque nos próximos dias, mas que Israel deve receber uma notificação norte-americana antes da ação. As fontes falaram em condição de anonimato. Fonte: Associated Press.
http://www.estadao.com.br

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por