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Até março, o único utilitário-esportivo (SUV) da Honda, no mercado brasileiro, era o CR-V, que nunca foi um campeão de vendas, mas já chegou a vender quase 19 mil unidades em 2010.
Com a chegada do HR-V, no primeiro semestre, a marca já vendeu mais de 20 mil unidades, com uma média de 5 mil carros mensais e fila de espera. O jipinho abalou o mercado e tem tirado o sono de concorrentes. E o próximo passo pode ser ainda mais forte com o BR-V, apresentado no Salão de Cingapura.
Trata-se de um SUV compacto que compartilha o motor 1.5 16v de 120 cv da dupla Fit e City. Para o mercado indonésio, haverá ainda uma opção turbodiesel 1.5 litros, com opções de transmissão automática do tipo CVT, ou caixa manual de seis velocidades. Seu destaque é a capacidade para sete ocupantes.
Segundo a imprensa especializada local, o modelo é uma aposta contra Renault Duster e Maruti (Suzuki) S-Cross naquele país e chegará no início de 2016, custando algo em torno de R$ 60 mil. Durante a apresentação do BR-V, executivos da marca afirmaram que o modelo não será restrito ao mercado asiático e tem grandes chances de ser lançado em outras regiões.
Brasil
Sua vinda para o Brasil é factível, uma vez que o segmento de SUVs está extremamente aquecido e a marca está em fase final de construção de sua segunda unidade fabril, na cidade de Itirapina, no interior paulista, que elevará a capacidade produtiva da marca para 240 mil carros ano. Atualmente, a capacidade máxima da planta de Sumaré é de 120 mil unidades.