Kerry adverte Coreia do Norte por testes nucleares

AFP
07/02/2013 às 21:55.
Atualizado em 21/11/2021 às 00:49

WASHINGTON - O secretário de Estado americano, John Kerry, advertiu nesta quinta-feira (7) que os testes nucleares que a Coreia do Norte deve realizar só aumentam o risco de conflito e não ajudam sua população.

Kerry fez os comentários diante de um grupo de jovens estudantes em uma palestra sobre política externa no Departamento de Estado.

"Se observarem os problemas que estamos tendo agora com a Coreia do Norte, as questões sobre a iminência de outro teste ou de envio de mísseis e talvez de um teste nuclear... Com qual finalidade?", se perguntou.

"Quero dizer, tudo o que pode acontecer é um potencial maior de conflito", alertou Kerry.

A Coreia do Norte prometeu realizar um terceiro teste nuclear em breve, aumentando as preocupações sobre o tipo de material utilizado no dispositivo.

Os testes de Pyongyang em 2006 e 2009 envolveram o uso de plutônio. Uma detonação de urânio provaria que o regime do novo líder Kim Jong-Un desenvolveu uma nova forma de produzir bombas.

"A população da Coreia do Norte está morrendo de fome", acrescentou Kerry, que falou pela primeira vez da questão da Coreia desde que assumiu seu cargo como chefe da diplomacia, na sexta-feira passada.

"Eles precisam desesperadamente ser mais abertos e se conectar com o mundo, ao invés de abrigar os piores gulags (campos de concentração) do mundo, onde pessoas são torturadas e obrigadas a realizar trabalhos forçados", concluiu.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por