Liberdade de Aécio será definida hoje pela primeira turma do STF

Amália Goulart
amaliagoulart@hojeemdia.com.br
20/06/2017 às 07:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:09

Senador por Minas Gerais, ex-governador por dois mandatos, deputado federal e segundo colocado nas eleições presidenciais de 2014 com 51 milhões de votos. Aécio Neves da Cunha, neto de Tancredo Neves, filiado ao PSDB, estrela da política mineira, terá o destino decidido nesta terça-feira (20) por cinco ministros que compõem a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Pode ter a prisão decretada ao fim do julgamento, o que enterraria a carreira política do senador, hoje afastado das funções, conforme ventila-se entre parlamentares.

A 1ª Turma manteve, por 3 votos a 2, a detenção da irmã de Aécio, Andrea Neves. Os mesmos ministros decidirão o futuro do senador. 

“Aguardamos com serenidade. Não faz sentido manter Aécio afastado. É uma condenação antecipada, antes de ser julgado. Então, não podemos esperar que o Supremo vá mandar prendê-lo”, afirmou o deputado federal Domingos Sávio, que é presidente do PSDB mineiro e um dos interlocutores do senador.

A situação, conforme Sávio, é de perplexidade. Segundo ele, Aécio aguarda a definição com sobriedade. Mas está inconformado, especialmente com a prisão da irmã, conselheira política de longa data. 

“Estive com ele pessoalmente. O encontrei em uma situação de absoluta sobriedade. Ele está, como era de se esperar, muito chateado com tudo isso”, afirmou. Segundo Sávio, manter Andrea presa é uma tortura para Aécio. “A impressão que dá é a de que é uma tentativa de acuá-lo, uma espécie de tortura. Esse tipo de tortura emocional é algo que deve ser melhor pensado”, completou. Aécio foi flagrado por Joesley Batista pedindo R$ 2 milhões. O empresário também diz que o senador recebeu propina.

Na segunda-feira, o Conselho de Ética abriu prazo para decidir sobre mandato de Aécio. E a defesa da irmã dele pediu para ser julgada pela 1ª instância, além de reiterar o pedido de liberdade.

Leia também:
Presidente do Conselho de Ética diz que aguardará posição do STF sobre Aécio
Joesley tinha 'milhões de razões' para ter ódio de Temer, diz defesa
Após revés no STF, irmã de Aécio pede para ser julgada pela primeira instância
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por