A disputa para saber qual equipe irá representar Minas Gerais na final da Superliga Feminina de Vôlei, começou da melhor forma possível com um jogaço na noite desta segunda-feira (21), na Arena Praia Cluba, em Uberlândia. Após cinco sets muito disputados, o Dentil/Praia Clube levou a melhor sobre o Camponesa/Minas, com parciais 22/25, 25/15, 21/25, 25/22 e 15/12, e largou na frente da série semifinal da competição, disputada em melhore de três jogos.
Neste primeiro duelo Claudinha foi eleita a melhor jogadora da partida, por votação, pela internet. Mas os principais destaques da partida foram as estrangeiras do Praia, a oposta cubana Daymi Ramirez, com 23 pontos, e a ponteira americana Alexandra Klineman, com 21. Pelo Minas Mari Paraíba e Rosamaria, foram as maiores pontuadoras, com 18 tentos cada.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (27), às 14h, só que na Arena JK, em Belo Horizonte. Caso o Praia consiga nova vitória o time garante sua passagem para final. Já o Minas precisa do triunfo para forçar a terceira partida, que seria disputada às 21h, da próxima segunda-feira (28), novamente em Uberlândia.
O jogo
Ligadas na partida desde o início, o Minas começou em vantagem e chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 6. Aproveitando os erros do time da casa, o Minas aumentou para 16 a 12, na segunda parada obrigatória, e fechou a parcial em 25 a 23, em um ataque de Carol Gattaz.
No segundo set a história se inverteu. Jogando bem desde o primeiro ponto o Praia chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 4, e ampliou para 16 a 11 na segunda parada obrigatótia. Sem poder de reação, o Minas, acabou não reagindo, e viu o Praia fechar a parcial com ace de Ramirez em 25 a 15.
O início do terceiro set foi mais equilibrado. Tanto que o Praia chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por apenas um ponto, 8 a 7. O Minas Reagiu e virou a parcial na segunda parada, 16 a 15, e com Mari Paraíba inspirada no saque finalmente o time belo-horizontino conseguiu abrir uma vantagem para fechar o set em 25 a 21, com Tandara explorando o bloqueio.
Pressionado o Praia, abriu uma boa vantagem logo no início do quarto set, e chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 6. Mas o Minas reagiu e pulou à frente, na segunda parada, 16 a 15. Quando parecia que o set estava na mão do Minas, o Praia Clube reagiu com Alex e Ramirez e fechou o set em 25 a 22.
No quinto e último set, novamente o Praia pulou na frente do placar no primeiro tempo técnico, 8 a 7. Mas os erros que até então não vinham sendo um problema para o Minas, resolveram aparecer. Primeiro em um ataque para fora de Carol Gattaz, depois em vários saques para fora, que ajudaram o Praia a fechar o set em 15 a 12, e o jogo em 3 sets a 2.