A dieta do HCG

Cris Carneiro - Hoje em Dia
13/12/2015 às 09:49.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:19
 (Reprodução/Musculação Net)

(Reprodução/Musculação Net)

A nova dieta do momento no Brasil tem causado muita polêmica. É a dieta do HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), hormônio produzido pelo nosso organismo durante a gravidez. O HCG, produzido nos primeiros dias de gestação é fabricado e indicado para tratamentos de infertilidade e alterações no desenvolvimento de ovários e testículos.

Com a promessa de emagrecimento rápido, muitos especialistas condenam, alertando que pode causar danos à saúde, como embolia, formações de cistos nos ovários, aumento na produção de testosterona e, com isso, ficar infértil e ter uma doença cardiovascular, por exemplo.

Fato é que o tratamento para emagrecer que associa aplicação diária de injeções de beta-HCG à alimentação altamente restritiva, de apenas 500 calorias por dia, virou febre nos Estados Unidos e por tabela, por aqui também.

O mais preocupante é que o hormônio é vendido pela internet, sem nenhum tipo de controle. Vale dizer que seu uso é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, mas apenas em tratamentos de fertilização. A agência reguladora americana FDA decidiu que a publicidade de produtos contendo o hormônio deve informar que não demonstrou ser uma terapia eficaz no tratamento da obesidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por