Frio com referências de moda

Cris Carneiro/Hoje em Dia
01/03/2015 às 10:24.
Atualizado em 18/11/2021 às 06:11

O inverno tropical do Brasil já anuncia sua chegada. E a época, considerada por muitos a mais elegante do ano, começa a movimentar muitos guarda-roupas. Enganam-se aqueles que ainda pensam que tendência é uma palavra exclusiva nos dicionários femininos. Na verdade, há muito tempo os homens passaram a ser uma realidade de consumo e rentabilidade para a indústria têxtil. A ala masculina está em xeque e por isso, quer acompanhar (cada um do seu jeito) os conceitos da moda.
As semanas de moda da Europa (Paris, Londres e Milão) mostraram o que os homens vestirão quando o frio chegar. Valentino apresentou coleção com estampas em grafismos e xadrez. Usou muito verde, azul, cinza, preto, bege e bordô. A Louis Vuitton apostou na casualidade do cotidiano, trazendo para as passarelas tons sóbrios, como pretos, marrons, azuis e caramelo. O vermelho, assim como o preto e branco também estiveram presentes, ora num detalhe, ora predominando o look. Os grafismos e as lãs deram o tom do inverno da label francesa. Os acessórios masculinos também chamaram bastante atenção nos desfiles, que apontaram as bolsas transversais como forte tendência para o outono-inverno dos homens.
A Gucci, em busca de novos rumos, após a saída antecipada da diretora criativa Frida Giannini, apresentou em Milão, coleção feita em uma semana, isso mesmo, uma semana, com sucesso de crítica, e apostou também nas bags, que garantem charme extra aos mocinhos.  
Por aqui, as marcas virão bem soltas, com muito xadrez, sobreposições, alfaiataria e conforto sempre, já que os homens buscam por referências de moda, mas têm o conforto como condição sine qua non na hora de escolher um look.
O estilista mineiro Renato Loureiro alerta que o vermelho será a cor soberana, “porém os homens devem adotá-lo em tons mais escuros, quase avinhados. O marrom e o preto são forte nos básicos”. Loureiro explica também que as peças vêm com fortes referências dos anos 80: “As calças com pregas fazendo volume da cintura até os quadris, afinando ao extremo até a barra, porém permanecendo as bainhas mais curtas. Isso, para os modernos!”
A Ellus voltou a afirmar sua tendência urbana e buscou nas gangues inspiração para a coleção. “Escolhemos códigos do streetwear, que fazem parte da história da Ellus e os sofisticamos através dos materiais e acabamentos”, conta Mauricio Ianês, que assina o styling do desfile nesta temporada. Os tecidos são outro ponto forte dessa coleção, com o tweed coberto por uma delicada camada de vinil, o jacquard de onça emborrachada (jacquard com textura em desenho de onça), o silicone transparente com bordado de corrente e o lamê estampado. “O foco são nos tecidos e materiais mais sofisticados, muitos deles com desenvolvimentos exclusivos”, explica o estilista da Ellus, Rodolfo Souza.  
O jeans é outra tendência que foi muito vista nas passarelas brasileiras e, recentemente, na Europa. De acordo com a produtora de moda Ana Luiza Ballesteros, a peça é uma das grandes apostas da estação. “Vale camisa, calça, terno completo, jaqueta e tênis. Vale tudo no jeans!”, orienta. Para os mais fashionistas, o vinil é a tendência que não pode faltar nas produções. Assim como nas coleções femininas, o material também vem como tendência forte para os homens. Apareceu em calças, casacos e em detalhes. Os mais ousados podem optar por uma calça ampla de vinil que, com certeza fará parte do guarda-roupa dos moços mais antenados.
O que se pode perceber é que cada vez mais, os homens querem deixar de serem básicos para apostarem nas tendências de moda. Afinal, o sol fashion brilha para todos.

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