Aos 22 anos, a estudante de jornalismo Tamires Rodrigues é enfática: “Pretendo manter o cabelo curto para o resto da vida”. A jovem cortou os fios há um ano e meio porque nunca teve paciência para cuidar dos cabelos e se apaixonou pelo novo visual. “Não me arrependi hora nenhuma, até hoje”, conta.

Certeza compartilhada pela representante comercial Janaína Reis, de 40 anos, que optou por um corte curto depois de uma mudança radical no corpo: a perda de 50 quilos. “Não pretendo deixar os cabelos crescerem mais. Gosto do diferente, da modernidade”, observa.

Fios não tão curtinhos assim, mas cheios de estilo, exibe a jornalista e youtuber belo-horizontina Nadia Schmidt, de 24 anos. “Comecei com um long bob (na altura dos ombros) e, algumas semanas depois, cortei um Chanel curto. Preferi fazer aos poucos para não assustar, porque o meu cabelo era bem comprido”, lembra.

A youtuber afirma não se enxergar mais de fios longos, mas não está convicta de que manterá o visual assim para “o resto da vida”. Para ela, a transformação foi um marco. “Me trouxe segurança e amor-próprio que eu só encontrei depois que cortei o cabelo”.

Nova fase

Assim como essas mulheres “reais”, cantoras, atrizes e modelos têm esbanjado personalidade nos tapetes vermelhos e nas passarelas, ostentando charmosos cabelos curtos – para muitas, sinônimo também de praticidade. Veja fotos ao fim da matéria.

Fã de constantes mudanças capilares – de cores, tamanhos e texturas –, a cantora americana Katy Perry deixou os milhões de seguidores que tem nas redes sociais chocados com a transformação radical pela qual passou após o término do namoro com o ator Orlando Bloom.

Em março, ao cortar um side cut (um lado mais longo que o outro), a cantora afirmou em um vídeo no Instagram que estava “redefinindo” a própria beleza. Pouco tempo depois, apareceu na mesma rede social com a cabeça praticamente raspada, assim como a atriz Kristen Stewart. A protagonista da saga cinematográfica “Crepúsculo” exibe fios curtíssimos e platinados, iguais aos de Katy.

Adeus ao cabelão: curtinhos fazem a cabeça de artistas, modelos e mulheres 'reais'

“Amo a praticidade”, revela Janaína Reis

Motivação

A maternidade pode ter sido o start para a atriz Scarlett Johansson resolver modificar o visual. Em 2015, após dar à luz a filha Rose, a celebridade deixou de lado o look sexy com longos cabelos loiros, marca registrada dela, para dar lugar a um estiloso side cut e penteados moderninhos. 

A musa de “Os Vingadores”, admirada pela beleza estonteante, não cedeu às críticas que recebeu nas redes sociais e continua com os fios curtinhos dois anos depois.

A modelo Cara Delevingne, que tem apostado na carreira de atriz, raspou a cabeça, no fim de abril, para viver uma adolescente que descobre que está morrendo no filme “Life In A Year”. 

Na última semana, Cara apareceu no MET Gala, evento que marca a abertura da exposição fashionista anual do Metropolitan Museum of Art, de Nova York, com tinta prateada e cristais colados na cabeça. Foi um dos pontos mais altos do tapete vermelho.

Os cabelos raspados da modelo brasileira Katia André renderam a ela trabalhos como desfilar pela primeira vez na São Paulo Fashion Week, em 2016. Depois da aparição, mais portas se abriram para a jovem do interior paulista. No último mês de abril, ela enfeitou a passarela do Minas Trend, em Belo Horizonte.

Mesmo com pouco cabelo, cuidados são essenciais

“Depois que cortei meu cabelo, a última preocupação que tenho é cuidar dele. A única coisa que faço é lavá-lo com shampoo e condicionador”, revela Tamires Rodrigues. A estudante pode não saber, mas os fios curtos também precisam de cuidados, mesmo que um pouco diferentes.

De acordo com o cabeleireiro Ramiro Cerqueira, proprietário do salão Office Hair, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte, um cabelo curto pode não ressecar tanto com a ação do sol, por exemplo. 

“O couro cabeludo tem uma base de oleosidade que trata o cabelo naturalmente. Os fios curtos recebem mais nutrição do que o comprimento do cabelo, dando mais proteção e brilho. Por isso, os impactos são menores”, destaca.

Adeus ao cabelão: curtinhos fazem a cabeça de artistas, modelos e mulheres 'reais'

Tamires Rodrigues pretende manter os fios curtos, mas não liga para cuidar dos cabelos; Ramiro Cerqueira avisa que é preciso prevenir tanto ressecamento quanto oleosidade

Tratamento

Para a youtuber Nadia Schmidt, é essencial cuidar dos cabelos. “Hidrato toda semana, utilizo produtos para modelar os fios com a escova e para dar volume”.

Os produtos chamados finalizadores (mousses, pomadas, ceras, etc), como os utilizados por Nadia, são indicados como bons investimentos para criar penteados e mudar um pouco o visual, observa Ramiro.

“Depende muito do estilo que a pessoa quer. Se mais ondulado, mousse. As ceras são muito usadas, mas somente nas pontas dos cabelos, para unificá-las. No caso de topetes, o adequado é secar com secador e depois aplicar um spray”, ensina.

Para as que se submetem a tratamentos químicos, o ideal é manter um rígido ritual de hidratação. “Deve-se cuidar principalmente do couro cabeludo. Existem produtos que são próprios para protegê-lo de produtos químicos”, afirma Ramiro.

Além Disso

Enrolados

Rapunzel antes e depois

O filme “Enrolados”, que conta a história de Rapunzel, a princesa dos longos cabelos com poder de cura, é um exemplo de que mudanças no curso da vida podem levar as mulheres a aderirem a fios mais curtos. 

Ao conseguir fugir da torre em que estava presa por 18 anos, a jovem experimenta a liberdade, a paixão por Eugene – o ladrão que a ajuda a conhecer o “mundo” – e descobre a família que lhe havia sido escondida pela bruxa que a aprisionou. Todos esses acontecimentos culminam em uma Rapunzel forte e decidida a perseguir os próprios desejos. 

Em meio a essa transformação pessoal, Eugene precisa da cura dos cabelos da amada, mas afirma preferir a morte a vê-la permanecer presa à torre. Em um ato de amor, ele corta os cabelos de Rapunzel, que acaba salvando o jovem com o poder de uma lágrima.

Antes do “felizes para sempre”, a princesa desfila satisfeita com as novas madeixas pelas ruas do reino.